Quer um banheiro que une beleza e praticidade? Existem alguns revestimentos para banheiro que podem alcançar esse objetivo. Confira!
Modernizar os ambientes não é apenas uma necessidade estética, mas sim um recurso que promove o bem-estar dos moradores de um imóvel. Esta escolha é uma das etapas fundamentais no processo de construção ou reforma de um imóvel, ou ambiente. Além de revelar estilo e personalidade, um revestimento de qualidade oferece economia evitando grandes manutenções.
É provável que muitas dúvidas surjam no momento dessa escolha, pois hoje temos no mercado variados tipos de revestimentos, para vários espaços e de diferentes materiais. É importante fazer a escolha adequada para cada tipo de cômodo, analisando o espaço, a funcionalidade e praticidade. Para o banheiro, o melhor é optar por materiais de fácil limpeza e segurança, já que este cômodo é úmido.
O porcelanato e os revestimentos de paredes (monoporosas) oferecem a oportunidade de estilizar a decoração com muita praticidade na rotina. Além da facilidade da manutenção, o revestimento é resistente, tem alta durabilidade e deixa qualquer espaço cheio de estilo e personalidade.
Se você pretende construir ou reformar seu banheiro, continue lendo este post! Daremos dicas sobre quais tipos de porcelanato e revestimentos mais indicados e as maneiras de utilizá-los, além de ideias criativas para seu projeto. Confira!
Qual devo escolher: porcelanato ou o revestimento de paredes?
A resposta correta é: os dois! Os dois produtos são adequados para os banheiros e lavabos, mas a diferença é que o revestimento para paredes é um produto próprio para ser assentado somente nas paredes. Sua massa é mais leve, que facilita a instalação e este tipo de produto tem relevos diferenciados e/ou desenhos geométricos muito interessantes, tudo isso para dar mais destaque aos projetos.
Já os porcelanatos são conhecidos por sua versatilidade, muitas possibilidades de design e vários formatos diferentes, proporcionando muita resistência às obras e durabilidade aos ambientes! Os porcelanatos também podem ir para bancadas, nichos, entre outras formas criativas.
Qual a diferença da especificação para banheiros e lavabos?
Os lavabos são ambientes que não possuem box com chuveiro. Já os banheiros são espaços completos, contando também com área de chuveiro, box, e/ou banheiras. Tanto nos lavabos quanto nos banheiros é possível usar os porcelanatos e revestimentos de paredes.
A orientação é apenas para áreas molhadas, como o chão do box. Neste espaço, o correto é escolher um produto com a aderência adequada para oferecer mais segurança aos moradores, sendo o porcelanato acetinado AD2 o ideal.
Como escolher o revestimento ideal para meu banheiro ou lavabo?
Quando falamos em revestimentos para área de banheiro e lavabos, logo pensamos em praticidade! Portanto, pense sempre no formato: quanto maior, menos linhas de rejunte!
Então imagine um ambiente com poucos rejuntes para se preocupar com a limpeza? Incrível, não é mesmo?! Escolher produtos como os porcelanatos 120x120 e 90x90 e o revestimento cerâmico para paredes 45x90 facilitarão muito na praticidade de limpeza do banheiro e do lavabo.
E não se engane pensando que por seu banheiro ser pequeno, os grandes formatos não são adequados, pelo contrário! Grandes formatos em ambientes pequenos oferecem muito mais sofisticação e sucesso no visual, pois dão uma sensação de amplitude com as grandes peças.
Também é importante saber a metragem do cômodo, para assim, ter noção da quantidade de porcelanato que deve ser comprada, adquirindo uma quantia de 15% a mais para não faltar produto na obra.
Aqui temos algumas dicas práticas para escolha dos revestimentos de banheiro:
1. Estilo e preferências pessoais
Comece considerando o estilo que você deseja para o banheiro. Seja moderno, clássico, rústico, minimalista etc, o revestimento deve refletir suas preferências e combinar com a decoração geral do ambiente.
2. Resistência à umidade
O banheiro é uma área úmida, por isso, priorize materiais resistentes à água, como os revestimentos cerâmicos.
3. Durabilidade e facilidade de manutenção
Opte por materiais que sejam fáceis de limpar e que resistam bem ao desgaste diário.
4. Combinação com madeira
Se você deseja combinar o revestimento com elementos de madeira, certifique-se de escolher materiais que complementem esse visual. Por exemplo, porcelanatos que imitam madeira são uma alternativa prática e durável.
5. Texturas e desenhos
Se quiser adicionar mais interesse visual ao banheiro, considere revestimentos com texturas ou desenhos. Azulejos com padrões geométricos ou pastilhas coloridas podem criar um efeito único.
6. Cores adequadas
Para banheiros pequenos, cores claras podem ajudar a ampliar o espaço. Em banheiros maiores, você tem mais liberdade para usar cores mais escuras ou ousadas. A escolha da cor deve harmonizar com os demais elementos do ambiente.
7. Mão de obra e instalação
Certifique-se de que a mão de obra necessária para instalar o revestimento escolhido esteja disponível e seja qualificada para garantir um resultado adequado.
Como vimos, com criatividade e bom gosto é possível utilizar porcelanato e revestimento de paredes para deixar os banheiros e lavabos mais confortáveis, práticos e belíssimos. Gostou das dicas? Acesse nossas redes sociais para se inspirar!