5 Tendências atuais para a decoração da cozinha

Nenhum ambiente da casa ganhou tanta importância nos últimos anos quanto a cozinha. Em versões totalmente integradas com a área de estar ou desenhadas nos mínimos detalhes para encantar os moradores, o cômodo foi além de sua função inicial e se transformou no principal ponto de encontro da família e dos amigos. Não por acaso, a decoração do espaço acompanhou essa evolução: a cada dia novos e impressionantes acabamentos, utensílios e eletrodomésticos chegam ao mercado para que a cozinha possa ter contornos ainda mais personalizados. Entre tantas novidades, selecionamos aqui as 5 tendências mais fortes da temporada, então vem conferir e escolher suas preferidas.

Armários coloridos

O fato de as cozinhas terem perdido paredes e conquistado mais amplitude e iluminação natural fez com que as escolhas da marcenaria se tornassem mais ousadas. Agora é possível fugir do tradicional branco ou bege e explorar inúmeras cores nos armários, sejam elas vibrantes ou de tons pastel. A chegada de novos materiais ajudou a abrir esse leque: além da fórmica, hoje em dia os gabinetes podem ser de aço pintado, laca fosca ou de alto brilho e até mesmo revestidos com papéis de parede ou adesivos – essas duas últimas ideias são válidas especialmente para quem mora de aluguel e quer repaginar o ambiente sem fazer mudanças irreversíveis. 

 

Parece, mas não é

Quando a tecnologia trabalha a favor da decoração, estética e performance se unem para garantir não só casas lindas, mas também mais fáceis de cuidar. Em nome da praticidade e da flexibilidade de aplicação, os porcelanatos da Biancogres reproduzem fielmente as texturas e o visual de materiais cobiçados. Por meio da impressão digital impecável sobre o porcelanato, a marca alia as vantagens e a durabilidade dessa matéria-prima à beleza da madeira, do cimento queimado, dos azulejos portugueses, dos ladrilhos hidráulicos... Um exemplo dos benefícios dessa proposta? Se ter um piso de madeira na área da pia era um problema no passado por conta da umidade, o porcelanato resolve a questão de vez. 

Alma vintage

Já faz um tempo que o estilo vintage virou paixão nacional, porém é só agora que essa tendência está migrando também para a cozinha. Ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado assim resgatar o charme do passado nesse canto da casa. Para conseguir um resultado encantador e aconchegante, você pode explorar dois caminhos: encomendar armários com portas trabalhadas e puxadores de porcelana ou no modelo concha, o que traz um ar campestre à decoração, ou investir apenas em acessórios e utensílios com pegada retrô. Batedeiras coloridas, louças estampadas, escumadeiras, frigobares... todos esses itens possuem opções com clima antiguinho à venda, então basta garimpá-las.

 

Mármore versão contemporânea

O mármore sempre foi um símbolo de sofisticação – e promete continuar sendo, mas sua manutenção um tanto complicada e a facilidade de adquirir manchas o transformam em um revestimento delicado, que não pode ser usado em qualquer espaço. Por sorte, os apaixonados por seus veios e tonalidades não precisam desistir da ideia de tê-lo em casa: na Coleção Marmo, uma das apostas da Biancogres para 2016, o porcelanato digital polido reproduz com perfeição os mais belos mármores do mundo, agregando a elegância atemporal do material à inúmeras vantagens, como o alto brilho, a maior resistência às manchas e riscos e o valor mais acessível.

 

Tudo à mostra

Conforme o design de louças, eletrodomésticos e acessórios evolui, cresce também a vontade de expor esses pequenos tesouros e transformá-los em parte da decoração. É por isso que as prateleiras abertas vêm substituindo os armários convencionais nos projetos mais descolados. Além de criar uma espécie de vitrine particular, esse recurso contribui para a sensação de amplitude dentro do cômodo, já que – diferentemente dos grandes volumes de marcenaria – as prateleiras estreitas não ocupam muito espaço, não bloqueiam a entrada de luz natural e não trazem aquela impressão de ambiente entulhado. Antes de aderir, fica o lembrete: é preciso manter tudo sempre em ordem para a ideia funcionar. 

Copyright 2019 © Biancogres Cerâmica S/A • Todos os direitos reservados • Agência Anfíbia