Como assentar porcelanato?

Você tem dúvidas sobre assentamento de porcelanato? Separamos logo abaixo algumas dicas e instruções básicas para te auxiliar nessa tarefa:

1) Antes de iniciar a aplicação do porcelanato, confira se todas as caixas têm a mesma identificação de qualidade, calibre e tonalidade.

2) Retire o material de 3 ou 4 caixas, faça um painel e verifique se o conjunto fica harmonioso.

3) Para obter recortes perfeitos, utilize ferramentas adequadas (cortadores manuais ou elétricos).

4) Na hora do assentamento do porcelanato é importante utilizar a argamassa colante adequada (própria para este tipo de produto) - seguindo rigorosamente as instruções do fabricante. Observe sempre o prazo de validade.

5) Espalhe a argamassa no contrapiso e no verso da placa cerâmica, sempre com uma desempenadeira dentada. Importante: a aplicação da argamassa não deve ser realizada em pingos nem em botão.

6) Aplique as peças de porcelanato e pressione até conseguir o assentamento dos cordões (sulcos formados pelos dentes da desempenadeira).

7) Siga a direção das setas, indicadas no verso das peças.

8) As peças devem ser assentadas sempre na mesma direção de fabricação. Dica: utilize como referência a seta no verso do porcelanato.

9) Não caminhe sobre o piso recém colocado. O tráfego de pessoas responsáveis pela obra deve ser liberado, com cuidado, após 72 horas. Todo o tráfego após 14 dias.

10) Em assentamentos transpassados (comuns para formatos retangulares: 53x106 cm e 26x106 cm) é importante não ultrapassar 20% do comprimento da peça.

11) Após o assentamento, verifique se todas as peças estão bem aderidas. Caso contrário, será necessário remover as que apresentam som oco, limpando a argamassa recém aplicada e assentando novamente o porcelanato.

12) O rejuntamento só deve ser feito 72 horas após o assentamento do porcelanato. Para aplicações e limpeza do rejunte, siga as recomendações do fabricante.

13) Após a etapa de assentamento, proteja o ambiente com papelão e cubra com lona preta para evitar o contato direto com sujeiras abrasivas (principalmente areia) durante os trabalhos e na ocupação do imóvel.

Copyright 2019 © Biancogres Cerâmica S/A • Todos os direitos reservados • Agência Anfíbia