Nenhum ambiente da casa ganhou tanta importância nos últimos anos quanto a cozinha. Em versões totalmente integradas com a área de estar ou desenhadas nos mínimos detalhes para encantar os moradores, o cômodo foi além de sua função inicial e se transformou no principal ponto de encontro da família e dos amigos.
Não por acaso, a decoração da cozinha acompanhou essa evolução: a cada dia novos e impressionantes acabamentos, utensílios e eletrodomésticos chegam ao mercado para que a cozinha possa ter contornos ainda mais personalizados.
Entre tantas novidades, selecionamos aqui as tendências mais fortes da temporada. Então venha conferir!
1. Armários coloridos
[caption id="attachment_138925" align="alignnone" width="598"] Projeto @arq_marisouza - Produto Ângoli Blu 32x60[/caption]O fato de as cozinhas terem perdido paredes e conquistado mais amplitude e iluminação natural fez com que as escolhas da marcenaria se tornassem mais ousadas. Agora é possível fugir dos tradicionais branco ou bege e explorar inúmeras cores nos armários, sejam elas vibrantes ou de tons pastel.
A chegada de novos materiais ajudou a abrir esse leque. Além da fórmica, hoje em dia os gabinetes podem ser de aço pintado, laca fosca ou de alto brilho e até mesmo revestidos com papéis de parede ou adesivos. Estas duas últimas ideias são válidas especialmente para quem mora de aluguel e quer repaginar o ambiente sem fazer mudanças irreversíveis.
2. Parece, mas não é
[caption id="attachment_138926" align="alignnone" width="595"] Projeto @viaraujo.arquitetura - Produtos Liverpool 26x106 e Terrazzo Veneziano Grigio 82x82[/caption]Quando a tecnologia trabalha a favor da decoração, estética e performance se unem para garantir não só casas lindas, mas também mais fáceis de cuidar. Em nome da praticidade e da flexibilidade de aplicação, os porcelanatos da Biancogres reproduzem fielmente as texturas e o visual de materiais cobiçados.
Por meio da impressão digital impecável sobre o porcelanato, a marca alia as vantagens e a durabilidade dessa matéria-prima à beleza da madeira, do cimento queimado, dos azulejos portugueses, dos ladrilhos hidráulicos, do metal oxidado, entre outros.
Quer um exemplo dos benefícios dessa proposta? Se ter um piso de madeira na área da pia era um problema no passado por conta da umidade, o porcelanato resolve a questão de vez.
3. Alma vintage
[caption id="attachment_138927" align="alignnone" width="591"] Projeto @arq.gisellecouto - Produto Urban Vintage 60x60[/caption]Já faz um tempo que o estilo vintage virou paixão nacional, mas agora vemos em todos os lugares essa tendência cada vez mais forte. Ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado assim resgatar o toque retrô nesse espaço da casa.
Para conseguir um resultado encantador e aconchegante, você pode explorar dois caminhos: encomendar armários com portas trabalhadas e puxadores de porcelana ou no modelo concha, o que traz um ar campestre à decoração, ou investir apenas em acessórios e utensílios com pegada retrô.
Batedeiras coloridas, louças estampadas, escumadeiras, frigobares… Todos esses itens têm opções com clima antiguinho à venda, então basta garimpá-las.
4. Mármore versão contemporânea
[caption id="attachment_138928" align="alignnone" width="1001"] Produtos Capraia Lux 120x120 e New York Grigio Touch 120x120[/caption]O mármore sempre foi um símbolo de sofisticação, e promete continuar sendo, mas sua manutenção um tanto complicada e a facilidade de adquirir manchas o transformam em um revestimento delicado, que não pode ser usado em qualquer espaço.
Por sorte, os apaixonados por seus veios e suas tonalidades não precisam desistir da ideia de tê-lo em casa. Na Coleção Mármores da Biancogres, o porcelanato reproduz com perfeição os mais belos mármores do mundo, agregando a elegância atemporal do material a inúmeras vantagens, como alto brilho, maior resistência a manchas e riscos e valor bem mais acessível.
5. Tudo à mostra
[caption id="attachment_138930" align="alignnone" width="596"] Projeto @rr_interiores - Produto Stelle Bianche 32x60[/caption]Conforme o design de louças, eletrodomésticos e acessórios evolui, cresce também a vontade de expor esses pequenos tesouros e transformá-los em parte da decoração. É por isso que as prateleiras abertas vêm substituindo os armários convencionais nos projetos mais descolados.
Além de criar uma espécie de vitrine particular, esse recurso contribui para a sensação de amplitude dentro do cômodo, já que, diferentemente dos grandes volumes de marcenaria, as prateleiras estreitas não ocupam muito espaço, não bloqueiam a entrada de luz natural e não trazem aquela impressão de ambiente entulhado. Antes de aderir, fica o lembrete: é preciso manter tudo sempre em ordem para a ideia funcionar.
6. Monocromático
Cozinha branca e em tons pastéis são muito tradicionais para serem tendências! Na realidade, o monocromatismo é relevante, mas agora a pegada é mais colorida, valorizando apenas um tom ou as variações dessa cor.
As cores podem ser aplicadas em pisos, armários, utensílios, revestimentos, acessórios e assim por diante. Para não exagerar, pode ser usada uma base neutra de fundo, como o marfim ou o cinza. São muitas opções e a melhor pedida são as cores atemporais, como o azul ou o verde. Falando em azul, certamente você reparou que cada vez mais aumentam os projetos com esse tom, não é mesmo? Claro, ele é a maior tendência em cor para o ano, de acordo com a Pantone. Apesar de Classic Blue ser a cor de 2020, outras matizes deixam a cozinha mais moderna:
- amarelo: na decoração, o amarelo remete a sentimentos alegres e sempre foge do lugar-comum;
- azul-marinho: deixa o ambiente com um ar sofisticado e elegante;
- verde azulado: essa cor é calmante e estimula as pessoas à meditação;
- verde menta: proporciona frescor e tranquilidade e é a maior aposta para 2020;
- cinza cogumelo: para os amantes de tons neutros que não querem arriscar com cores mais potentes;
- preto: moderno, dramático, sofisticado e neutro.
Qualquer tonalidade escolhida pode compor projetos de cozinha completa, mas se o ambiente seguir o conceito de planta aberta, talvez seja interessante optar apenas por alguns toques de uma única cor na decoração da cozinha.
7. Aplicações de alumínio
[caption id="attachment_138932" align="alignnone" width="598"] Projeto @amandaandrade.arq - Produto Oxy 52,7x105[/caption]O alumínio é um metal versátil, amplamente empregado na construção civil. Até então, não era pensado como um elemento decorativo, mas com a demanda crescente da aparência industrial, a cozinha também passou a contar com toques de alumínio e metal em objetos decorativos, como luminárias e quadros, e nas esquadrias de portas e janelas.
A combinação mais interessante para essa aplicação é feita com o uso do cimento queimado, que confere mais sobriedade e consegue suprir essa pegada mais moderna.
8. Tecnologia inteligente
[caption id="attachment_138933" align="alignnone" width="591"] Projeto @leliofortes - Produto Calacata Cremo 82x82[/caption]A Inteligência Artificial também chegou nesse ambiente da casa tão frequentado pelos moradores. A integração entre eletrodomésticos e dispositivos de controle, como as secretárias virtuais, é a aplicação futurista mais usada na cozinha.
Mas também já estão disponíveis geladeiras que exibem, por meio de aplicativos, os produtos que estão em seu interior, sem que a pessoa precise abrir a porta. Além disso, elas monitoram a data de vencimento dos alimentos e ajudam a escolher o que será comprado no supermercado.
Outro elemento inteligente que pode revolucionar a forma a cozinha é usada é o robô chefe, que analisa os componentes de sabor dos alimentos para combiná-los com outros de compostos parecidos e criar receitas únicas com máximo sabor.
9. Ilha central
[caption id="attachment_138934" align="alignnone" width="598"] Projeto @artdue - Produto Clark 60x60[/caption]O elemento construtivo central é uma escolha inteligente para otimizar o espaço da cozinha e quebrar a linearidade dos balcões. Usualmente é onde são colocados os fogões de mesa, que podem ser a gás ou de indução.
Outros profissionais adicionam um espaço a mais como bancada de apoio para refeições rápidas e criam nichos na ilha central para acondicionar louças ou elementos decorativos. Mas a Ilha central também pode aninhar uma pia ou ser apenas esse espaço centralizado da cozinha.
O revestimento deve ser escolhido com cuidado. O uso de porcelanato favorece a limpeza desse elemento, o que é ótimo, já que ele estará em maior contato com a gordura por conta da preparação dos alimentos. Os grandes formatos, que reduzem as linhas de rejunte, ficam visualmente mais harmônicos.
Quanto ao design, pode variar conforme a decoração do ambiente. Dessa forma, podem ser usadas peças que imitam mármore, madeira ou cimento queimado.
Gostou de se informar sobre as principais tendências de decoração de cozinhas? Aproveite para ver os lançamentos da Biancogres para 2020!