Fazer o projeto de decoração de lavabo pode ser um grande desafio. Afinal, geralmente é um espaço pequeno, que deve aliar funcionalidade, conforto e beleza. Hoje em dia, até mesmo os apartamentos menores contam com esse tipo de cômodo.
Afinal, os banheiros são muito pessoais e contêm itens que nem sempre as pessoas querem que sejam expostos. Assim, os convidados podem utilizar o lavabo com tranquilidade e sem comprometer a privacidade dos moradores.
Se você está sem ideias para seus projetos de construção ou reforma de lavabo, não se preocupe. Neste post, nós separamos 8 dicas valiosas para a decoração desse ambiente. Acompanhe!
1. Defina um estilo de decoração
O primeiro passo para criar uma decoração perfeita para o lavabo é definir o estilo decorativo. O mais comum é seguir a proposta do restante do imóvel, mas é possível estipular um outro, desde que não destoe um do outro.
O lavabo oferece inúmeras possibilidades para usar a criatividade. Afinal, por ser um ambiente onde não se passa muito tempo na casa, como quarto, cozinha ou banheiros internos, você pode deixar a ousadia falar mais alto. Fazer um lavabo decorado, com diversas cores ou até mesmo todo preto são opções impactantes e que surpreendem os visitantes.
Entretanto, uma das dicas mais utilizadas é a seguinte: como se trata de um espaço pequeno, os tons claros ajudam a entregar a sensação de amplitude. Quanto aos estilos, o estilo minimalista é sempre uma excelente escolha, visto que está entre as maiores tendências atualmente. Além disso, é uma ótima possibilidade para quem quer pensar na longevidade do ambiente.
Os estilos escandinavo, contemporâneo, vintage e industrial são outras ótimas opções que já estão há algum tempo entre as tendências e continuam em alta.
2. Prefira móveis planejados
Um lavabo não requer muitos móveis. Mesmo assim, investir em mobília planejada é uma maneira muito eficaz de torná-lo bastante funcional. Isso porque as peças feitas sob medida ajudam a aproveitar melhor o espaço.
Outra vantagem é que como se tratam de móveis feitos especialmente para esse projeto, é possível escolher o modelo e os acabamentos que mais combinam com o estilo de decoração que você definiu.
Quer um exemplo de como os móveis planejados são importantes para um lavabo? Em muitos casos, ao utilizar uma pia de tamanho padrão, a circulação pelo ambiente acaba comprometida ou não é possível abrir totalmente a porta do banheiro.
Colocar uma cômoda sobre a bancada da pia também ajuda a aproveitar melhor a área, pois é possível armazenar itens como toalhas, sabonetes e outros itens. Se o espaço não permitir a abertura das gavetas e portas do armário, opte por modelos de portas de correr.
3. Pense em quadros e objetos de decoração
Como geralmente não há muito espaço para diferentes objetos decorativos, uma boa ideia para caprichar na decoração do lavabo é utilizar quadros e poucos itens. Para não errar na escolha, escolha aqueles que remetem ao estilo decorativo definido no início.
Para os objetos, escolha pontos estratégicos para posicioná-los, como sobre a bancada, nichos ou prateleiras. Aliás, aproveitar as paredes é uma excelente maneira de decorar sem ocupar o espaço. Além disso, nichos e prateleiras contribuem para a organização do lugar.
4. Escolha a dedo os itens necessários
Como em todo banheiro, o lavabo requer alguns itens necessários, como saboneteira, porta-toalhas, porta-papéis, lixeira, aromatizador de ambiente, entre outros. Então, aproveite o fato de serem obrigatórios e transforme-os em objetos de decoração.
Escolha peças sofisticadas, atemporais e que harmonizem com os detalhes e acabamentos do ambiente.
5. Inclua elementos naturais
Os elementos naturais se tornaram uma grande tendência da decoração. Isso porque, além de embelezar o espaço, também promovem a sensação de conforto e aconchego. Pequenos vasos com plantas sobre a bancada da pia, em nichos ou prateleiras darão um charme a mais no visual do lavabo.
Além disso, você pode incluir outros elementos, como objetos feitos em fibras naturais. A madeira é um verdadeiro clássico.
Mas, como o lugar pode reter umidade e danificá-la, a solução é optar por revestimento que reproduz esse material, como o porcelanato. Assim, ele pode ser aplicado no chão, nas paredes ou, até mesmo, na bancada da pia.
6. Capriche na iluminação
A iluminação deve promover o conforto visual de quem utilizar o ambiente. Além do mais, ela tem o poder de enriquecer a decoração do lavabo. As lâmpadas com tonalidade branca dão a sensação do lugar ser mais espaçoso. Por sua vez, as amareladas dão a sensação de aconchego. É por isso que usualmente as lâmpadas neutras equilibram todo projeto de iluminação e, frequentemente, são as mais escolhidas.
Se a proposta é mais moderna, vale investir em fitas de LED contornando o espelho ou sob as prateleiras. Luminárias pendentes, spots e arandelas são itens que contribuem para o visual e, ainda, proporcionam a iluminação indireta, responsável pela sensação de conforto. Se o projeto permitir, aproveite a luz natural, que ajuda na economia de energia e deixa o ambiente mais claro durante o dia.
7. Invista em um belo espelho
Além de muito útil, utilizar espelhos na decoração é uma maneira muito útil de dar a impressão de o ambiente ser maior. Um tipo muito utilizado é o que ocupa a mesma largura da bancada.
Assim, eles refletirão boa parte da iluminação, tornando o lavabo mais claro. No entanto, tome cuidado para que não haja excesso nem provoque ofuscamento em quem frequentar o ambiente.
O mercado oferece uma imensa variedade de modelos: tamanhos diversos, com e sem moldura, em formatos diferentes. Logo, vale utilizar a sua criatividade. Você pode utilizar uma única peça ou, ainda, formar uma bela composição com formatos e tamanhos variados.
8. Use o revestimento perfeito
O revestimento mais utilizado em lavabos é o porcelanato. Resistente e muito versátil, é encontrado em inúmeras padronagens e vários acabamentos. Como é possível reproduzir fielmente diversos materiais nas peças (mármore, cimento queimado, madeira, metal, entre outros), certamente você encontrará o porcelanato perfeito para o seu projeto.
A grande vantagem é que seu uso não se limita ao piso, podendo ser aplicado também nas paredes e na bancada da pia. Aliás, você pode fazer uma composição com modelos diferentes e, assim, compor uma decoração com um estilo marcante.
Com relação ao acabamento, é importante ressaltar que os principais são:
- acetinado — tem uma aparência levemente fosca ou, como o próprio nome diz, acetinada, com uma textura sedosa e, por isso, passa a sensação de aconchego;
- polido — oferece um brilho intenso, trazendo mais requinte para a decoração. Tende a ser escorregadio quando molhado, mas como não há chuveiro, pode ser utilizado sem problemas;
- touch — esse tipo de acabamento promove uma experiência sensorial incrível, pois apresenta uma superfície extremamente sedosa e muito suave ao toque.
Agora que você está repleto de inspirações para a decoração do lavabo, não deixe de seguir as dicas que listamos ao longo deste post. Lembre-se de utilizar materiais de altíssima qualidade para garantir um resultado de excelência e surpreender seus clientes.
Quer mais ideias para os seus projetos? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto em sua caixa de entrada.