Para ser um bom arquiteto é preciso criatividade apurada, muito estilo e competência para executar qualquer projeto. Mas, mesmo com essas características técnicas, muitos não conseguem multiplicar e fidelizar clientes na arquitetura.
A maneira como o profissional se relaciona com o consumidor tem influência direta no sucesso da sua marca.
Ampliar as formas de se aproximar do seu público é importante e o atendimento virtual não é apenas uma alternativa: é essencial para os profissionais de arquitetura nos dias de hoje.
Vamos supor que você precise entender melhor o que o cliente acha sobre uma ideia que teve mas não tem tempo para agendar uma visita. Ou até mesmo, existe um cliente do outro lado do Brasil que conheceu os seus projetos e quer contratar você como seu arquiteto, como você fará o atendimento?
O serviço online, prestado por arquitetos, já é amplamente utilizado pelos melhores profissionais do ramo e é a solução perfeita. Mas para que esse atendimento seja de qualidade, é importante que o profissional se atente para alguns fatores. Neste post, vamos mostrar as boas práticas de atendimento online para profissionais da arquitetura e como escolher a melhores ferramentas. Confira!
Como oferecer um bom atendimento virtual na arquitetura?
Com o avanço das tecnologias, realizar atendimento online virou uma prática comum e, na verdade, uma das mais utilizadas hoje na interação com os clientes. Seja vendendo produtos ou serviços, é preciso oferecer opções viáveis de canais para interação com o cliente, ter boa comunicação e ferramentas eficientes. Veja algumas práticas que são fundamentais para proporcionar um bom atendimento online na arquitetura.
1. Ofereça atendimento proativo e personalizado
Priorize a proatividade e personalização nos atendimentos. É importante que o profissional de arquitetura esteja sempre pronto para solucionar as questões apresentadas pelo consumidor. Dando prioridade para os atendimentos online, você deverá investir mais tempo nos seus canais para que os seus prospects e clientes não fiquem sem resposta.
Isso vale para todos as fases do atendimento, desde o momento em que o cliente busca orientações até o pós-venda. Além disso, personalizar o atendimento de acordo com as necessidades e anseios de cada consumidor faz toda a diferença. Por exemplo, existem clientes que querem participar ativamente de todas as escolhas: mande imagens e dê a eles esta oportunidade. Já outros, que têm o dia a dia extremamente corrido, vão querer que você tome mais decisões: desde que se sinta seguro, prossiga com autonomia.
Essa postura é sempre muito bem analisada pelos clientes e faz com que o arquiteto seja visto com mais apreço. É fundamental entender os desejos dos consumidores de forma ampla. Isso faz com que eles se sintam valorizados e compreendidos.
2. Atenda com proximidade
Clientes ficam insatisfeitos quando o atendimento se apresenta frio, robótico, superficial ou distante. As respostas automáticas e prontas geram desconforto e dificultam o engajamento do consumidor com o arquiteto. É necessário chegar mais perto do seu cliente, entender suas dores para oferecer as melhores soluções. Por isso, é fundamental humanizar o atendimento virtual. Clientes ficam satisfeitos quando são respondidos com mais receptividade e atenção, gerando avaliação positiva do serviço.
3. Ofereça canais de comunicação
Atualmente, são muitos os canais de comunicação que proporcionam o atendimento virtual. Devido a isso, é fundamental que o arquiteto conheça bem e disponibilize diversas formas para que o cliente entre em contato e conheça as opções de serviço. Um dos mais utilizados, sem dúvidas, é o WhatsApp, que virou uma ferramenta profissional essencial. Existem também os aplicativos de conferência, como Skype, Zoom, além das redes sociais. Conhecê-los e entender com o seu cliente qual é o meio que ele prefere é importante para a expansão dos seus negócios e fidelização do consumidor.
Um fator precioso para o sucesso desse sistema de oferta em vários canais de comunicação é a dinâmica de atendimento. Programe e planeje sua rotina para atender todos os pedidos, enviar as respostas e orçamentos.
4. Dê atenção aos seus clientes
Mesmo que o arquiteto não possa dar atenção no instante que recebe a demanda, é importante deixar um recado para que o cliente se sinta tranquilo e satisfeito. Em todas as formas de atendimento, se coloque à disposição para o consumidor e procure oferecer a solução o quanto antes. Existem também algumas ferramentas que dão a sensação de proximidade com o cliente, como é o caso das videoconferências, que funcionam muito bem para manter o relacionamento mais próximo nos meios digitais.
5. Atue com ética
Foque nas vantagens, diferenciais e pontos positivos dos seus projetos. Enfatize nas redes sociais seus trabalhos e resultados. Procure não criticar serviços alheios, mesmo que contenham erros. Valorize o que você faz para atuar com ética, sem a necessidade de incluir terceiros em suas conversas. Mostre os benefícios das suas soluções e como você tem convicção de que eles podem ajudar seu cliente.
6. Saiba ouvir e perguntar
Para oferecer as melhores soluções para seus clientes, o arquiteto precisar ter paciência e saber ouvir e questionar. A arquitetura vai além da estética do ambiente. É preciso conhecer o estilo e as necessidades do cliente para otimizar a funcionalidade dos espaços. Antes de iniciar o projeto, o profissional deve ter em mente que aquele local reflete a imagem de quem procura o serviço.
Por isso, escute o cliente e faça uma análise detalhada das suas expectativas e desejos. Formule perguntas coerentes, investigue e garanta que seu cliente expresse todas as dificuldades e aflições com o ambiente atual. Assim, é possível desenvolver possibilidades eficientes e surpreendentes.
7. Mostre visualmente o que o cliente pode esperar do seu trabalho
Uma opção que auxilia o atendimento online do arquiteto é o SketchUp. Trata-se de um software para criação de modelos 3D. Com comandos bem definidos e desenvolvidos, o SketchUp possibilita que o arquiteto elabore diferentes formas com mais precisão. Certamente este não é o único, você já deve conhecer várias programas que facilitam na criação do projeto e na renderização, criando de ambientes 3D altamente realistas.
Se no atendimento presencial essa visualização já é importante, no atendimento online é necessário para que o cliente consiga entender como ficaria o resultado, se está dentro do que gostaria ou não, além de você poder surpreendê-lo com imagens incríveis.
Como escolher a ferramenta de atendimento online?
Para realizar um atendimento virtual com qualidade é fundamental investir em ferramentas apropriadas. Mas para escolher a melhor, é preciso observar alguns fatores, como a facilidade de operação, adaptabilidade para suas demandas, geração de métricas, compatibilidade com celulares de todos os tipos e a integração com outras ferramentas.
Nada é melhor do que os testes. Teste os meios online com os seus clientes, veja quais são as ferramentas digitais que você mais se adapta e quais são os processos que melhor funcionam para você. Com certeza, você otimizará o seu tempo, dos seus clientes e conquistará resultados cada vez mais surpreendentes!
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