Listamos 7 boas práticas para o atendimento online na arquitetura

19 de outubro de 2020
Biancogres
Voltar para o blog
Para ser um bom arquiteto é preciso criatividade apurada, muito estilo e competência para executar qualquer projeto. Mas, mesmo com essas características técnicas, muitos não conseguem multiplicar e fidelizar [...]
atendimento virtual

Para ser um bom arquiteto é preciso criatividade apurada, muito estilo e competência para executar qualquer projeto. Mas, mesmo com essas características técnicas, muitos não conseguem multiplicar e fidelizar clientes na arquitetura.

A maneira como o profissional se relaciona com o consumidor tem influência direta no sucesso da sua marca.

Ampliar as formas de se aproximar do seu público é importante e o atendimento virtual não é apenas uma alternativa: é essencial para os profissionais de arquitetura nos dias de hoje.

Vamos supor que você precise entender melhor o que o cliente acha sobre uma ideia que teve mas não tem tempo para agendar uma visita. Ou até mesmo, existe um cliente do outro lado do Brasil que conheceu os seus projetos e quer contratar você como seu arquiteto, como você fará o atendimento? atendimento virtual

O serviço online, prestado por arquitetos, já é amplamente utilizado pelos melhores profissionais do ramo e é a solução perfeita. Mas para que esse atendimento seja de qualidade, é importante que o profissional se atente para alguns fatores. Neste post, vamos mostrar as boas práticas de atendimento online para profissionais da arquitetura e como escolher a melhores ferramentas. Confira!

Como oferecer um bom atendimento virtual na arquitetura? 

Com o avanço das tecnologias, realizar atendimento online virou uma prática comum e, na verdade, uma das mais utilizadas hoje na interação com os clientes. Seja vendendo produtos ou serviços, é preciso oferecer opções viáveis de canais para interação com o cliente, ter boa comunicação e ferramentas eficientes. Veja algumas práticas que são fundamentais para proporcionar um bom atendimento online na arquitetura.

1. Ofereça atendimento proativo e personalizado

atendimento virtual

Priorize a proatividade e personalização nos atendimentos. É importante que o profissional de arquitetura esteja sempre pronto para solucionar as questões apresentadas pelo consumidor. Dando prioridade para os atendimentos online, você deverá investir mais tempo nos seus canais para que os seus prospects e clientes não fiquem sem resposta.

Isso vale para todos as fases do atendimento, desde o momento em que o cliente busca orientações até o pós-venda. Além disso, personalizar o atendimento de acordo com as necessidades e anseios de cada consumidor faz toda a diferença. Por exemplo, existem clientes que querem participar ativamente de todas as escolhas: mande imagens e dê a eles esta oportunidade. Já outros, que têm o dia a dia extremamente corrido, vão querer que você tome mais decisões: desde que se sinta seguro, prossiga com autonomia.

Essa postura é sempre muito bem analisada pelos clientes e faz com que o arquiteto seja visto com mais apreço. É fundamental entender os desejos dos consumidores de forma ampla. Isso faz com que eles se sintam valorizados e compreendidos.

2. Atenda com proximidade

Clientes ficam insatisfeitos quando o atendimento se apresenta frio, robótico, superficial ou distante. As respostas automáticas e prontas geram desconforto e dificultam o engajamento do consumidor com o arquiteto. É necessário chegar mais perto do seu cliente, entender suas dores para oferecer as melhores soluções. Por isso, é fundamental humanizar o atendimento virtual. Clientes ficam satisfeitos quando são respondidos com mais receptividade e atenção, gerando avaliação positiva do serviço.

3. Ofereça canais de comunicação

atendimento virtual

Atualmente, são muitos os canais de comunicação que proporcionam o atendimento virtual. Devido a isso, é fundamental que o arquiteto conheça bem e disponibilize diversas formas para que o cliente entre em contato e conheça as opções de serviço. Um dos mais utilizados, sem dúvidas, é o WhatsApp, que virou uma ferramenta profissional essencial. Existem também os aplicativos de conferência, como Skype, Zoom, além das redes sociais. Conhecê-los e entender com o seu cliente qual é o meio que ele prefere é importante para a expansão dos seus negócios e fidelização do consumidor.

Um fator precioso para o sucesso desse sistema de oferta em vários canais de comunicação é a dinâmica de atendimento. Programe e planeje sua rotina para atender todos os pedidos, enviar as respostas e orçamentos.

4. Dê atenção aos seus clientes

Mesmo que o arquiteto não possa dar atenção no instante que recebe a demanda, é importante deixar um recado para que o cliente se sinta tranquilo e satisfeito. Em todas as formas de atendimento, se coloque à disposição para o consumidor e procure oferecer a solução o quanto antes. Existem também algumas ferramentas que dão a sensação de proximidade com o cliente, como é o caso das videoconferências, que funcionam muito bem para manter o relacionamento mais próximo nos meios digitais.

5. Atue com ética

Foque nas vantagens, diferenciais e pontos positivos dos seus projetos. Enfatize nas redes sociais seus trabalhos e resultados. Procure não criticar serviços alheios, mesmo que contenham erros. Valorize o que você faz para atuar com ética, sem a necessidade de incluir terceiros em suas conversas. Mostre os benefícios das suas soluções e como você tem convicção de que eles podem ajudar seu cliente.

6. Saiba ouvir e perguntar

atendimento virtual

Para oferecer as melhores soluções para seus clientes, o arquiteto precisar ter paciência e saber ouvir e questionar. A arquitetura vai além da estética do ambiente. É preciso conhecer o estilo e as necessidades do cliente para otimizar a funcionalidade dos espaços. Antes de iniciar o projeto, o profissional deve ter em mente que aquele local reflete a imagem de quem procura o serviço.

Por isso, escute o cliente e faça uma análise detalhada das suas expectativas e desejos. Formule perguntas coerentes, investigue e garanta que seu cliente expresse todas as dificuldades e aflições com o ambiente atual. Assim, é possível desenvolver possibilidades eficientes e surpreendentes.

7. Mostre visualmente o que o cliente pode esperar do seu trabalho

atendimento virtual

Uma opção que auxilia o atendimento online do arquiteto é o SketchUp. Trata-se de um software para criação de modelos 3D. Com comandos bem definidos e desenvolvidos, o SketchUp possibilita que o arquiteto elabore diferentes formas com mais precisão. Certamente este não é o único, você já deve conhecer várias programas que facilitam na criação do projeto e na renderização, criando de ambientes 3D altamente realistas.

Se no atendimento presencial essa visualização já é importante, no atendimento online é necessário para que o cliente consiga entender como ficaria o resultado, se está dentro do que gostaria ou não, além de você poder surpreendê-lo com imagens incríveis.

Como escolher a ferramenta de atendimento online?

Para realizar um atendimento virtual com qualidade é fundamental investir em ferramentas apropriadas. Mas para escolher a melhor, é preciso observar alguns fatores, como a facilidade de operação, adaptabilidade para suas demandas, geração de métricas, compatibilidade com celulares de todos os tipos e a integração com outras ferramentas.

Nada é melhor do que os testes. Teste os meios online com os seus clientes, veja quais são as ferramentas digitais que você mais se adapta e quais são os processos que melhor funcionam para você. Com certeza, você otimizará o seu tempo, dos seus clientes e conquistará resultados cada vez mais surpreendentes!

Gostou das nossas dicas? Assine a newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão!

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter Campos com * são de preenchimento obrigatório.

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...