Os sonhos, as necessidades e os desejos dos clientes devem ser interpretados pelo arquiteto e representados nos ambientes. Para isso, contar com o briefing de arquitetura é indispensável. Isso porque ele registra todas as orientações necessárias para que conceitos teóricos sejam colocados em prática.
Além da arquitetura, outras áreas podem contar com um briefing para realizar um trabalho adequado. É o caso do marketing e publicidade, que reúne informações sobre mercado, empresa, concorrência, prazos, objetivos, público-alvo, objetivos etc. Tudo isso possibilita que o trabalho realizado esteja alinhado com as expectativas dos consumidores.
Quer entender mais sobre o que é, como fazer e qual importância do briefing de arquitetura? Continue conosco e fique por dentro!
O que é o briefing de arquitetura?
Como você pôde perceber, o briefing de arquitetura é um documento da área que orienta os profissionais com relação à obra a ser executada. Então, é preciso que ele forneça informações pertinentes sobre a finalidade do projeto, as necessidades, o orçamento disponível etc.
Para entender melhor, compare o briefing de arquitetura com uma lista de compras de mercado para fazer um bolo. O objetivo você tem, mas é necessário que a lista forneça todos os itens essenciais para que o bolo seja feito. E ainda, qual o valor total que pode ser gasto para isso.
Caso contrário, os ruídos na comunicação podem comprometer o resultado final. Assim, imóveis desalinhados com as expectativas dos consumidores podem ser muito frustrantes. Além disso, o resultado final pode resultar em desperdícios de recursos e na má relação entre arquiteto e cliente.
O que não pode faltar em um briefing de arquitetura?
Conseguiu entender a definição de briefing de arquitetura e a sua utilidade para o setor? Agora é o momento de conhecer os itens indispensáveis nesse documento. Acompanhe!
Objetivos
Conforme mencionado, todo documento produzido deve ter um objetivo. Por exemplo, o cliente pode solicitar uma reforma no imóvel para se adaptar à chegada de um bebê. E ainda, ele pode almejar fazer a transição de um apartamento menor para um maior.
Seja qual for a motivação do contato com os arquitetos e designers, é preciso que haja um objetivo claro. Para conseguir essa resposta, alguns questionamentos podem ser efetuados. Afinal, muitas vezes o cliente sabe que quer mudar algo, mas não sabe exatamente o que é nem colocar isso com clareza. Então, as perguntas sugeridas são:
- O projeto será uma reforma ou uma construção?
- O cliente conta com referências do que imagina?
- O que o cliente considera indispensável nesse projeto?
- Etc.
Perfil do cliente
Outro aspecto essencial que deve conter em um briefing de arquitetura é o perfil do cliente. Isso ajuda no maior entendimento dos gostos, sonhos e necessidades desse público para evitar o desalinhamento no estilo arquitetônico.
Lembre-se de que nem sempre eles têm autoconhecimento suficiente para definir o estilo preferido. Por isso, a empatia para entender o perfil do cliente é essencial. Nesse sentido, você pode até mostrar algumas referências de estilo e pedir que ele escolha a mais alinhada com seus interesses.
A busca dessas informações deve ser conquistada por meio de um diálogo aberto e agradável, para que ele se sinta aberto o suficiente. Afinal, trata-se de alguém leigo na área em conversa com profissionais. É possível que ele sinta intimidade, o que torna mais difícil entender o perfil do cliente. Então, outras perguntas que podem ser efetuadas são:
- Tem animal de estimação?
- Qual status de relacionamento?
- Qual seu estilo de vida?
- Quais são seus hobbies?
- Quantas pessoas vivem em casa?
- É mais caseiro ou prefere sair?
- Etc.
Desejos e necessidades
As informações relacionadas ao perfil do cliente por si só já auxiliam a entender seus desejos e necessidades. Mas é importante deixar essa etapa ainda mais clara para evitar equívocos. Afinal, esses pontos devem se alinhar ao objetivo e às condições financeiras do cliente.
Por exemplo, o cliente pode querer construir uma área externa para recreação. No entanto, isso exigiria autorização do imóvel, o que não foi disponível. Assim, o ideal é que exista um diálogo realista e honesto entre o profissional e o cliente para alinhar esse quesito.
De todo modo, em muitos casos, é possível adaptar o espaço aos desejos e às necessidades, mesmo que existam algumas limitações. Nesse sentido, certifique-se e destaque no briefing quais pontos são obrigatórios no imóvel e quais são dispensáveis. Para encontrar essas respostas, alguns questionamentos podem ser feitos, como:
- Por que o item é indispensável?
- O cliente tem referências de área específica?
- O cliente trabalha em casa?
- As tarefas domésticas são realizadas pelo próprio cliente?
- Etc.
Orçamento
Sem decidir um teto de gastos com a obra, o céu é o limite. Ou seja, o cliente pode gastar muito além das condições. Naturalmente, isso gera frustrações e até a incapacidade de concluir o projeto, devido a falta de pagamento.
Por outro lado, definir um orçamento muito abaixo das necessidades e desejos também não é a melhor decisão. Afinal, em alguns casos, isso também causa frustração e o desalinhamento da expectativa com a realidade.
Por isso o briefing de arquitetura é tão importante, já que alinha o orçamento com as intenções do cliente. Assim, o profissional deve ser claro com o cliente do valor mínimo a ser gasto para realizar seus desejos e necessidades. Logo, ele precisa avaliar o quanto se dispõe a gastar.
Conseguiu entender como funciona e para que serve o briefing de arquitetura? Ao contar com esse documento adequadamente preenchido o profissional só tem a ganhar. Os benefícios envolvem otimização do tempo, evitar retrabalho, melhor direcionamento, mais organização e planejamento etc.
Então, quer continuar aprendendo sobre arquitetura? Aproveite para conferir nosso post sobre o que levar em consideração no projeto de reforma de um banheiro antigo!