Já imaginou interagir com os clientes e mostrar projetos arquitetônicos também no ambiente digital? Não estamos falando apenas de contar com sites ou redes sociais, mas de uma experiência muito mais imersiva. Trata-se do chamado Metaverso, que pode ser útil em diversas áreas, como na arquitetura.
A partir dessa tecnologia, a realidade física é estendida para a virtual. Assim, os profissionais e os clientes ganham avatares para interagir por mensagens, vídeos e análises de plantas arquitetônicas. Desse modo, é possível apresentar as diversas possibilidades do projeto no mundo físico para que a avaliação seja mais imersiva.
Quer entender mais sobre como funciona a arquitetura do metaverso? Continue a leitura e fique por dentro!
Do que se trata o metaverso?

Conforme mencionado, o metaverso funciona como uma realidade virtual que estende a física e é a mais imersiva até o momento. Esse conceito foi criado em 1992, no livro Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. Conforme a escrita do autor, o metaverso funcionava para que os personagens fugissem virtualmente para uma realidade diferente da atual.
Ao longo do tempo, o conceito de metaverso se ampliou também para produções cinematográficas. É o caso do filme Matrix, em que a sociedade fica presa em uma realidade virtual. Além da ficção, o metaverso pode ser muito bem-vindo no mercado corporativo. A marca de luxo Gucci, por exemplo, já lucra com a venda de bolsas e tênis existentes apenas no mundo virtual.
Qual importância da arquitetura no metaverso?
Percebeu como algumas empresas conseguem fazer fortuna e expandir sua visibilidade com auxílio do metaverso? Os benefícios também podem ser estendidos na arquitetura. Entenda mais a seguir!
Ascensão digital
Especialmente com o início da pandemia, as relações no ambiente digital se tornaram ainda mais intensas. Isto é, encontros presenciais passaram a ser substituídos majoritariamente pelos virtuais. No entanto, a previsão é que este seja um caminho sem volta e eles continuem populares.
Diante desse contexto, a relação entre profissionais de arquitetura e decoração e seus clientes também passou a ser mais digital. Porém, nem sempre elas permitem a real compreensão dos envolvidos. Nesse sentido, optar pela arquitetura do metaverso é um meio de seguir as tendências e otimizar a experiência digital.
Satisfação ao cliente
O consumidor atual, o 5.0, é cada vez mais exigente e sedento de melhores experiências de compra. A arquitetura do metaverso é uma maneira de otimizar a experiência desse público para que ele possa analisar o projeto com mais profundidade.
Desse modo, ele entende exatamente o que o arquiteto e design almeja e pode visualizar o resultado final. Isso também é útil para que o consumidor tenha uma maior noção do que deseja e necessita no projeto desenvolvido.
Treinamento dos profissionais
A arquitetura do metaverso também serve para que os profissionais tenham uma plataforma imersa para desenvolver suas capacidades. Isso porque o metaverso fornece uma maior riqueza de detalhes. Assim, é possível até elevar a precisão e a segurança no desenvolvimento dos projetos.
Outro ponto positivo da imersão no ambiente virtual é a preparação dos colaboradores para uma obra específica antes do seu início. Desse modo, as chances de erro e refação são diminuídas, o que também evita desperdício de recursos.
Gamificação das visitas

O rápido desenvolvimento do meio digital como principal forma de comunicação acabou enfraquecendo laços sociais. A partir da arquitetura do metaverso, as interações poderiam ocorrer com mais intensidade.
Isto é, atualmente alguém poderia visitar um projeto arquitetônico com visão de até 360º. Com o metaverso, essa experiência se torna ainda mais intensa. Logo, ao entrar no imóvel é possível analisar a decoração e se relacionar com outras pessoas do espaço por meio de avatares.
Essas pessoas podem ser os donos do imóvel, vendedores, arquitetos etc. Dessa maneira, a interação rompe barreiras geográficas que muitas vezes podem existir, seja pela distância física ou pela pandemia. Lembre-se também de que é preciso estar preparado para qualquer cenário. Então, é natural pensar em novas alternativas de contato.
Gêmeos digitais
E se você pudesse além de simular um projeto arquitetônico, representar virtualmente ações do tempo e condições climáticas? A partir da arquitetura do metaverso isso é possível. Sendo assim, os profissionais conseguem analisar com mais propriedade qual lado do imóvel recebe mais sol, qual pode ser mais impactado pelo clima, como é a vista em cada andar etc.
Outra aplicação possível com os gêmeos digitais é a simulação de cidades e outras localidades. A partir disso, fica mais fácil criar versões que possam otimizar esses espaços, de acordo com as particularidades deles.
Todos esses processos podem ser colocados em prática com auxílio de dados e da inteligência artificial. Assim, o trabalho do arquiteto e demais envolvidos é otimizado. Do mesmo modo, os clientes podem ter uma maior satisfação com o projeto.
Alteração de projetos de acordo com feedbacks
Para que um projeto arquitetônico seja bem sucedido ele deve se adaptar aos desejos e às necessidades do usuário. Contar com o metaverso é uma forma de atingir esse objetivo. Isso porque os avatares presentes na realidade virtual reagem aos objetos e à construção do imóvel, o que serve como uma espécie de feedback.
Além disso, considere que também é possível adaptar o espaço à quantidade de pessoas em circulação, clima recorrente etc. Sendo assim, clientes e profissionais conseguem analisar com mais eficácia como melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos habitantes do espaço.
Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o funcionamento da arquitetura do metaverso? Optar por essa estratégia de tecnologia mostra sua possibilidade de se inovar e pode representar uma maior vantagem competitiva, elevando a satisfação do cliente com experiências exclusivas em seus projetos devido à imersão com a obra antes da finalização.
Quer ajudar outras pessoas a conhecerem a importância e o funcionamento da arquitetura do metaverso? Compartilhe o nosso post em suas redes sociais agora mesmo!