Os revestimentos são partes fundamentais de um projeto e o porcelanato é um dos materiais favoritos tanto dos arquitetos quanto dos clientes, devido à sua resistência e versatilidade capaz de atender a qualquer estilo decorativo. Para criar um ambiente com muito estilo e personalidade, o ideal é utilizar porcelanato decorado.
Com a tecnologia digital, é possível reproduzir qualquer imagem com total fidelidade nas peças, inclusive madeira e mármore, o que traz muita sofisticação para o projeto. Contudo, é preciso saber como usá-los para que tenham o efeito desejado. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para inspirar seus projetos. Confira!
1. Escolha o porcelanato adequado para cada cômodo
Inicialmente, os revestimentos cerâmicos eram utilizados para proteger os lugares de área molhada, mas ganharam espaço pela praticidade e pelas padronagens. Ao longo do tempo, surgiu o porcelanato, que é composto por materiais nobres e com processo de fabricação diferente dos pisos cerâmicos comuns.
Por ser um material com uma infinidade de opções de tamanhos, texturas e padrões, pode ser utilizado em qualquer lugar. Por isso, não há um lugar mais adequado que outro para o uso dessas peças.
Ou seja, o porcelanato decorado pode ser aplicado em qualquer ambiente, seja no piso, parede, e, até mesmo, bancadas e móveis. Então, use sua criatividade! No entanto, há alguns pontos que devem ser observados para a escolha correta de um porcelanato para determinados cômodos, como veremos a seguir.
Coeficiente de atrito
O primeiro ponto a ser levado em consideração é o coeficiente de atrito. Dependendo desse fator, não é indicado para determinados cômodos. Por exemplo, o porcelanato ideal para áreas molhadas, como banheiro, cozinha, lavanderia e varanda, deve ter um alto coeficiente de atrito para que sejam mais aderentes, diminuindo significativamente a incidência de acidentes como escorregões.
Tamanho
O tamanho tanto do cômodo quanto das peças é outro item que merece a atenção. Se for um cômodo pequeno, por exemplo, o melhor é utilizar tons neutros para seguir uma unidade e, dessa forma, fazer o espaço parecer maior. O porcelanato de mármore é uma excelente opção, pois além de ser claro, possui uma estampa sutil, apenas com os veios da pedra.
Com relação ao tamanho do porcelanato, lembre-se de que as peças maiores requerem menos rejuntes e menos quebras visuais, proporcionando uma sensação de amplitude. Ainda, é preciso prestar atenção à forma como são assentados. Dependendo da escolha, é possível disfarçar com perfeição os recortes.
2. Pense no contraste com o piso
Ao fazer um projeto que tenha revestimento de porcelanato tanto na parede quanto no piso, é essencial que eles harmonizem entre si, principalmente ao optar por porcelanato decorado. Não precisam ser iguais, até para que o ambiente não fique sobrecarregado. Entretanto, é fundamental que dialoguem entre si, criando uma atmosfera harmoniosa.
A combinação correta deve ser baseada no equilíbrio visual, isto é, piso e parede devem formar uma unidade, sem que um deles roube a cena. É possível misturar tipologias e texturas diferentes com muita elegância, basta soltar a sua criatividade. Compre os porcelanatos sempre do mesmo fabricante. Dessa forma, você encontrará linhas específicas que respeitam a unidade visual com requinte e muita beleza.
3. Tenha cuidado para não exagerar
Além de atentar para o contraste criado com a utilização de mais de um tipo de porcelanato, é preciso ter bom senso e não exagerar nos desenhos. Normalmente, não se usa modelos decorados em todas as partes. Se for um padrão forte, corre-se o risco de sobrecarregar o ambiente e criar um desconforto visual, prejudicando o restante da decoração.
Logo, o ideal é aplicar o porcelanato decorado em uma parede ou em detalhes. Se for uma sala de estar, por exemplo, escolha a parede atrás da TV para levar peças com padrões. Na cozinha, a parede escolhida pode ser a que fica atrás da bancada da pia.
Ou seja, visto que padrões marcantes exigem uma boa dosagem, não utilize estampas marcantes no piso e também nas paredes. Lembre-se do contraste citado no tópico anterior, certo?
4. Harmonize com o restante da decoração
Como mencionamos, o piso e as paredes formam o pano de fundo para a decoração. Sendo assim, é preciso levar em consideração o estilo decorativo escolhido. Vale lembrar que também é preciso respeitar o estilo dos móveis que serão utilizados para compor a decoração.
Para um ambiente mais moderno, o ideal é utilizar porcelanato com linhas geométricas. Por sua vez, projetos luxuosos requerem modelos clássicos e refinados, como os porcelanatos que reproduzem o mármore.
Os que remetem ao cimento queimado, concreto, pedra e metal combinam não só com projetos industriais, como também criam um efeito marcante em estilos contemporâneos e minimalistas. Os amadeirados e florais são perfeitos para criar um clima de aconchego. Também, há os inspirados em ladrilhos hidráulicos, ideais para uma decoração rústica.
Além do porcelanato decorado, há os modelos texturizados, com ranhuras ou alto-relevo. Mesmo que não tenham desenhos, formam uma paginação magnífica e com efeitos incríveis de acordo com a iluminação utilizada.
5. Opte sempre por porcelanatos de qualidade
Além de atentar ao tamanho, harmonia com a decoração, estilo de estampa e outros detalhes que citamos, é imprescindível optar sempre por porcelanatos de qualidade. Somente assim será possível garantir não só a beleza, como também a resistência, durabilidade e segurança do revestimento.
Sabendo disso, a Biancogres investe em tecnologia de ponta para fabricar porcelanatos da mais alta qualidade e que remetem aos mais diversos materiais com perfeição, a exemplo do mármore e da madeira, que são extremamente realistas. Desse modo, é possível atender a todos os estilos de projetos.
Além disso, a Biancogres lança produtos com frequência e está sempre atenta às tendências do mercado. Todos os anos, a empresa marca presença na Revestir, uma das feiras mais importantes do setor de arquitetura e decoração. Assim, mantém-se atualizada sobre as demandas de seus clientes.
Agora que você já conhece as melhores dicas para utilizar o porcelanato decorado para enriquecer seus projetos, não deixe de pesquisar sobre os padrões existentes para harmonizar com cada estilo de decoração. As opções são diversas e certamente você criará trabalhos maravilhosos, com muito estilo e personalidade.
Em nosso catálogo, você encontrará os mais belos porcelanatos em formatos, tamanhos, padrões e texturas que se encaixarão com perfeição em seus projetos. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos produtos!