O revestimento amadeirado é a escolha perfeita para ampliar a sensação de conforto e aconchego nos ambientes, além de enriquecer a decoração. Para isso, hoje trouxemos duas possibilidades: usar porcelanato ou madeira natural. Para acertar na escolha do piso, é preciso levar em consideração fatores que vão além da estética, como durabilidade, custo-benefício, funcionalidade e manutenção.
Ambos são materiais bastante versáteis, mas apresentam características bem distintas. Por esse motivo, preparamos este conteúdo apontando os principais pontos de cada um. Acompanhe a leitura e faça a escolha certa para valorizar seus projetos.
O que um visual amadeirado proporciona ao ambiente?
A madeira é uma presença forte em qualquer ambiente. Devido à sua neutralidade e diversidade de tons, combina facilmente com outros materiais e com outras variações dela mesma, servindo de base para compor qualquer estilo de decoração, desde o clássico, até o escandinavo, contemporâneo, industrial ou rústico.
As tonalidades e texturas amadeiradas remetem ao aconchego e ao bem-estar, características perfeitas para um lar e para suavizar o impacto de materiais como o concreto, vidro e metal. Isso ocorre porque a madeira reforça a ligação com a natureza, trazendo mais frescor, vida e cor para os interiores, contrapondo-se a um mundo cada vez mais artificial e pobre em texturas.
Como o piso ocupa uma grande área nos cômodos, é fundamental acertar na escolha do revestimento. Ao utilizar a madeira natural ou revestimento que remeta a esse material, tem-se o plano de fundo perfeito para criar os mais belos e únicos projetos de arquitetura e design de interiores.
Mas é preciso que a decisão sobre o tipo de piso se baseie em critérios que vão além do apelo visual. O piso precisa ter boa durabilidade, ser resistente a manchas e arranhões e, ainda, proporcionar manutenção fácil. Mas qual dos materiais oferece vantagens em todos esses quesitos: o porcelanato ou a madeira? Nos tópicos a seguir, você conhecerá em detalhes as duas opções.
Quais são as principais características do piso de madeira?
De fato, é um material que pode durar muito tempo na decoração. Porém, para isso, a madeira precisa receber tratamento adequado para evitar a sua deterioração, visto que se trata de um material orgânico. Isto é, deve-se aplicar substâncias químicas com o objetivo de protegê-la da ação de fungos e insetos que podem causar o seu apodrecimento.
Também é necessária a aplicação periódica e cuidadosa de verniz, pois a madeira é bastante sensível à umidade. Basta uma pequena quantidade para danificar o material. Quando exposta a ambientes úmidos, podem surgir manchas de bolor e mofo, além de causar o empenamento das peças.
Do mesmo modo, é preciso cuidado redobrado com seu uso em áreas externas. O contato constante com luz solar pode ressecar e causar rachaduras. A manutenção do piso de madeira também requer atenção: é preciso encerar e lustrar com frequência para que ele permaneça bonito e com brilho.
Outro ponto importante a ser observado é que deve-se evitar arrastar os móveis, pois podem riscar o assoalho. Algumas espécies de madeira podem se danificar com os simples movimentos da cadeira com rodinhas do home office, ou das cadeiras da sala de jantar ou da cozinha, por exemplo.
E do piso de porcelanato?
O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que utiliza matérias-primas de altíssima qualidade e que pode reproduzir fielmente diversos tipos de padronagens e texturas, inclusive da madeira. A grande vantagem é que devido à tecnologia de ponta empregada na fabricação das peças, é possível reproduzir qualquer espécie de madeira em peças de porcelanato, até as mais nobres e clássicas.
Pelo mesmo motivo, consegue-se uma grande variedade de tons, fazendo com que combinem com qualquer estilo decorativo. Os porcelanatos amadeirados conseguem apresentar o design da madeira, mas com as características técnicas superiores ao material natural.
Isso deve-se ao fato de que o piso de porcelanato tem uma alta resistência a impactos, não absorve água, tem altíssima durabilidade e possibilita inúmeras paginações e padronagens diferentes. Além disso, é fácil de ser instalado e sua manutenção é bastante simples, não exigindo cuidados complexos.
Por que optar pelo porcelanato?
Enquanto o piso de madeira (tábuas, parquet, tacos, palitos) exige uma manutenção mais trabalhosa e complicada, o porcelanato não exige cuidados excessivos. Para mantê-lo limpo, utilize uma vassoura de cerdas macias e um pano levemente umedecido. Para manchas, basta usar uma mistura de água com detergente neutro ou saponáceo cremoso.
Outra grande vantagem, é sua alta resistência a riscos, diferentemente da madeira, que pode ficar marcada até mesmo pela queda de pequenos objetos e pequenas quantidades de líquido.
O uso da madeira maciça é restrito, já o porcelanato pode ser usado em qualquer ambiente, mesmo nas áreas úmidas, como cozinha, área de serviços e banheiros. Também, em áreas externas, como bordas de piscina ou um deck para relaxar. Nesses casos, é fundamental atentar às especificações do uso, mas certamente você encontrará modelos amadeirados para todos os seus projetos.
O preço é outro ponto positivo para o porcelanato: seu valor se mostra extremamente favorável em virtude dos benefícios oferecidos. Assim, utilizar esse tipo de piso permite trazer toda a beleza e sofisticação da madeira aos ambientes, mas com as vantagens que só o porcelanato consegue oferecer.
Como escolher o porcelanato ideal?
Para criar projetos com acabamento de alto padrão e que surpreendam os clientes, é imprescindível optar por materiais de excelente qualidade. A Biancogres está há mais de 50 anos no mercado e investe constantemente em tecnologia para a fabricação das melhores peças.
Sendo assim, a empresa disponibiliza uma linha completa inspirada em madeiras, que vai desde as espécies mais clássicas às mais rústicas, com a reprodução perfeita de texturas, veios, fibras e nós do material natural. Em parceria com estúdios italianos de design, a Biancogres consegue desenvolver padronagens exclusivas, além de lançar tendências no mercado.
Isso significa que há uma imensa gama de opções para compor seus projetos, pois além de reproduzir diversas espécies de madeiras, em seus tons variados e características próprias, também consegue criar peças com efeitos únicos, como madeira de demolição ou que passou pela ação do tempo, por exemplo.
Portanto, se você estava em dúvida sobre utilizar porcelanato ou madeira em seus projetos, viu que as peças de cerâmica apresentam mais vantagens em todos os quesitos. Essa é a melhor forma de garantir o conforto e aconchego nos ambientes, bem como aproveitar a beleza, nobreza e requinte da madeira com a praticidade do piso de porcelanato.
Então, encontre os produtos Biancogres mais perto de você! Acesse: biancogres.pertinhodemim.com.