O porcelanato preto é uma tendência cada vez mais presente na decoração de ambientes. Além de ser sinônimo de elegância, também traz outras vantagens, como o impacto visual causado nos projetos e a valorização de outros elementos decorativos — como plantas e espelhos — que se destacam ainda mais sobre o porcelanato preto.
Muitas opções de porcelanato preto estão disponíveis no mercado. São peças polidas, foscas, marmorizadas, que imitam pedra, entre outras, que garantem uma impressão de mais sofisticação para os projetos.
Neste artigo discutimos as características dos porcelanatos pretos e ideias de como o revestimento pode ser aplicado nos projetos. Além disso, você também poderá descobrir como combinar os tons porcelanatos escuros aos de tons claros. Confira!
Tipos e características do porcelanato preto
O porcelanato em geral é conhecido pela sua facilidade de aplicação, limpeza e manutenção, alta resistência mecânica, térmica e grande versatilidade para a decoração dos mais variados ambientes — varandas, muros, piscinas, jardins, churrasqueiras, banheiros, cozinhas, salas e quartos — é apresentado ao mercado em várias versões.
A mais natural, conhecida pelo valor acessível, tem um brilho limitado, que se contrapõe aos modelos polidos, com acabamento brilhante e impactante. Veja mais detalhadamente essas diferenças a seguir.
Acabamentos do porcelanato preto
A beleza do porcelanato polido é algo que chama atenção, pois o tom mais escuro acaba se destacando muito, deixando os ambientes com brilho estonteante. Já as peças foscas, além de serem muito versáteis, podendo em alguns casos ser assentadas inclusive em áreas externas, cômodos comerciais e salões de grande circulação de pessoas. Seu brilho é um pouco menor, mas isso não interfere na beleza dos projetos que recebem esse acabamento diferenciado
Porcelanato preto marmorizado
Além de ser apresentado com texturas diferenciadas e acabamentos exclusivos, vale destacar que o porcelanato em mármore preto é uma alternativa extremamente luxuosa para os projetos, sendo que o mármore escuro é um material raro de alto valor no mercado. O porcelanato preto que imita mármore é uma escolha acertada para projetos de maior sofisticação, mas que buscam manter um valor mais acessível e diversificando sua aplicação para diferentes tipos de obras.
Um ótimo exemplo de como aplicar o porcelanato em mármore preto, é o produto Chloe Lux 120x120, um produto altamente sofisticado.
Vantagens e desvantagens do porcelanato preto
As vantagens do uso do porcelanato preto são muitas, inclusive algumas já foram abordadas: confere um ar de modernidade, elegância e sofisticação aos projetos. Além disso, a cor é atemporal, nunca sai de moda, ao contrário, só cresce a relevância do preto para a decoração dos mais diversos ambientes, desde salas a banheiros.
Também existem desvantagens, que podem ser facilmente solucionadas com truques de decoração: quando o ambiente tem a cor preta aplicada em paredes e pisos, pode reduzir a percepção de espaço e minimizar a incidência de luz, já que a cor preta absorve luminosidade nos ambientes.
Para minimizar essa sensação, podemos aplicar elementos decorativos de tons específicos, que, inclusive, recebem maior destaque nesses ambientes escuros: plantas, quadros com cores e motivos mais chamativos e espelhos, que aumentam a percepção de luz e de amplitude para o cômodo.
Além disso, um bom projeto de iluminação pode contribuir, com rajadas direcionadas para dar destaque a esses elementos de decoração e aumentar a elegância do ambiente. O porcelanato preto também combina bem com outros revestimentos, como decorados em cores mais vibrantes — laranja, vermelho, amarelo, que podem ser usadas no backsplash da cozinha, por exemplo.
Como o porcelanato preto trabalha bem com o claro
A combinação de cores claras e tons escuros é um clássico de decoração. Essa aplicação é muito usada em móveis brancos com o revestimento preto.
Espaços amplos
Ambientes maiores, como as cozinhas, podem receber o porcelanato preto tanto na parede quanto no piso. Além disso, a escolha do porcelanato marmorizado para a pia e para a bancada é uma forma de manter a unicidade da cor. Dessa maneira, os móveis claros contrastam e aumentam a amplitude e a sensação de leveza ao espaço.
Em salas, os móveis escuros — preto, grafite ou cinza-claro, atendem aos projetos com a pegada industrial, muito atual também em cozinhas.
A aplicação do porcelanato preto em pisos e paredes, ou a combinação de peças específicas, como o porcelanato Oxy da Biancogres, que reproduz chapas de metal oxidadas e desgastadas com a ação do tempo, garante mais autenticidade aos projetos, que ainda podem combinar aplicações de cimento queimado, além dos elementos que complementam a decoração, como luminárias e eletrodomésticos em aço inox.
No quarto essa composição que combina tons claros e escuros pode ser mais elegante com aplicações de porcelanato preto nos pisos e uso de tapetes claros.
A parede pode ter um revestimento mais claro, tons acinzentados, por exemplo e a aplicação de porcelanato que imita tábuas, para aumentar a sensação de aconchego do cômodo. Nesses ambientes, os detalhes também são importantes: porta-retratos com molduras pretas, elementos decorativos, espelhos e plantas garantem personalidade.
Ambientes menores
Em ambientes pequenos priorize o uso do porcelanato preto apenas em espaços específicos, somente no piso, por exemplo. As paredes podem ser pintadas de branco, assim os móveis também podem ser escuros.
O degradê é sempre bem-vindo. O resultado é um projeto com mais personalidade e elegância, pois sai do lugar-comum do contraste entre o preto e o branco. Cores como bege e off-white também podem ser pensadas nessas aplicações contrastantes, em que o porcelanato preto ganha destaque e cria esse ar de modernidade ao projeto.
O porcelanato preto é muito versátil e garante mais elegância a qualquer projeto. Em relação à praticidade, como todo porcelanato, é muito fácil de limpar. Basta passar um pano úmido para retirar qualquer resquício de sujeira de difícil remoção e, na sequência, um pano seco, para garantir o brilho das peças.
Assine nossa newsletter e receba, diretamente no seu email, artigos que vão ajudar você a escolher as melhores peças e as combinações mais adequadas para os seus projetos!