Quem não fica sempre naquela vontade de uma casa renovada e linda, que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, amamos casas que encantam aos olhos e passam aquele aconchego maravilhoso — e apostamos que você também.
Este post será sobre como utilizar os quadros para decoração! Acerte de primeira com as dicas que selecionamos para você:
A importância dos quadros para decoração
Os quadros são grandes conhecidos da decoração mundial, mas nem por isso se tornaram ultrapassados: eles mantêm o seu charme e estão em todos os projetos de arquitetos e decoradores. Quase sem regras, podem ser utilizados com moldura, sem moldura, presos à parede ou apoiados em um aparador.
8 dicas para você se inspirar
1. Em prateleira
No projeto de Daniella e Pricilla Barros, os quadros estão dispostos em uma prateleira. As cores neutras utilizadas na parede contribuem para harmonizar com a decoração as diferentes cores dos quadros. A iluminação acima deles oferece visibilidade.
Quadros coloridos e com frases inspiradoras são os escolhidos de muitos decoradores. Nesse espaço que utiliza o Porcelanato Cemento Grigio na parede, o contraste entre as cores é perfeito.
2. Quadros sem moldura
Com o tempo, se tornou uma tendência utilizar as telas sem moldura. Diante da quantidade de cores e formatos diferentes, a moldura pode acabar desviando a atenção da obra.
Os quadros para decoração sem moldura e em tamanhos grandes são peças que realçam qualquer espaço, sendo ideais para estar no quarto do casal ou na sala de jantar.
3. Iluminação
A iluminação faz toda a diferença na hora de decorar. Se o ambiente tiver apenas um ponto de luz e o quadro ficar longe dele, ele pode ficar esquecido e não receber a devida atenção. Para iluminar os quadros, escolha as lâmpadas de LED. Elas são econômicas e não distorcem as cores, facilitando a visão da peça.
Os quadros ainda podem ter um espaço só para eles na parede da sala!
4. Infinidade de quadros
As paredes com vários quadros, que podem ou não combinar entre si, são um charme na decoração. Por chamarem atenção, eles podem ser o centro e ficar sozinhos, mas vale apostar no bom senso, para não ficar demais!
Você ainda pode fazer os seus próprios quadros utilizando as suas fotos. Escolha imagens que tenham algo em comum e faça um mural lindo para decorar a sua sala.
5. Texturas
Geralmente, quando pensamos em quadros, imaginamos figuras bidimensionais com desenhos concretos. No entanto, hoje em dia, a grande tendência é a utilização de formas e figuras em 3D. Com isso, não há necessidade da representação de uma paisagem ou uma ideia, mas uma exploração da geometria tridimensional.
6. Novos materiais
Devemos, também, superar o paradigma de quadros feitos somente em tela e tinta para brincar com novos materiais. Nesse sentido, vários artistas já têm utilizado os metais, os tecidos, a madeira, o porcelanato, entre outros, para criar obras de arte diferenciadas e inovadoras. Tente acrescentá-los a seu projeto, mas sempre de forma harmoniosa.
7. Painéis
São aqueles quadros gigantes que chegam a ocupar uma parede inteira. Eles dão um tom de sofisticação muito interessante, sendo ideais para as salas mais amplas. No ambiente corporativo, podem ser feitos painéis personalizados com imagens e mensagens que transmitam a missão das empresas para os clientes.
8. Simetria
Outra forma de fazer um trabalho com os quadros é pensar no conceito de simetria. É possível dispô-los simetricamente no ambiente, dando uma impressão de ordem — o que é bem útil em projetos do estilo moderno —, ou, então, criar uma organização mais caótica, no caso dos estilos mais contemporâneos.
Qual é o tipo de quadro para decoração ideal em cada ambiente?
Bem, não há uma regra, e tudo depende da sua criatividade e liberdade em cada projeto. É sempre importante se comunicar com o cliente para se certificar de que ele aprova as imagens.
Quadros na escada
Geralmente, as escadas são consideradas pontos mortos na decoração de ambientes, tendo a mera função de passagem. No entanto, elas são um lugar bem interessante para inserir quadros de uma maneira irreverente. É possível usar imagens que se completam à medida que as pessoas sobem, brincar com as formas dos degraus e as estampas etc.
Quadros nas salas
Nesses ambientes, o ideal é colocar quadros mais artísticos em painéis ou molduras, deixando as fotos pessoais para os porta-retratos menores.
Quadros nas cozinhas
Geralmente, as pessoas ficam receosas de inserir quadros na cozinha, devido ao acúmulo de gordura. Todavia, se escolhermos o material certo, eles ficam fáceis de limpar.
Para ter um projeto mais ousado, tente pensar na combinação dos desenhos do quadro com o tema do mobiliário e com uma combinação exclusiva com as estampas do porcelanato.
Quadros nos escritórios
Os escritórios têm se tornado um ambiente muito importante nas casas, pois há um contingente cada vez maior de pessoas em regime de home office. Os clientes têm gostado muito de quadros que transmitem uma mensagem que comunique sua filosofia de trabalho, como aquelas várias versões de "Keep calm and...".
Quadro nos quartos
Eles podem retratar o dia a dia dos moradores, expondo fotos de momentos afetuosos. O tamanho vai ser definido pelo próprio cliente de acordo com sua demanda de demonstração de afeto. Então, é importante não tentar convencê-lo de colocar um quadro menor somente porque não combinará com a decoração.
Outras possibilidades nesses ambientes são as imagens de personagens de ficção, fotos de personalidades das quais seus clientes são fãs, imagens infantis nos quartos dos filhos etc.
Portanto, as possibilidades de quadros para decoração são variadas, e a escolha deverá ter como base o perfil do seu cliente e o cômodo. O importante é sempre sair do lugar-comum e não ter medo de explorar novos materiais e conceitos.