O uso de recursos naturais deve ser feito de forma consciente e cuidadosa. As pautas relacionadas ao meio ambiente estão cada vez mais presentes para a concepção de produtos e serviços.
A valorização e a pulverização desse tema reflete significativamente na qualidade de vida futura das pessoas. Diferentes áreas contribuem para o estudo e a prática de hábitos sustentáveis, dentre eles, o ecodesign.
O ecodesign é uma das tendências relacionadas à diminuição de impactos ambientais. O conceito tem como base a criação de produtos que possuam um ciclo de vida sustentável, desde sua concepção, até o fim de sua vida útil. A seguir, conheça mais sobre esse tema e como ele pode ser aplicado dentro da construção civil.
Conheça o Ecodesign
O Ecodesign é uma vertente da gestão ambiental focada na fase de elaboração, produção, distribuição e manuseio dos produtos. Ou seja, todo processo de produção contempla diretrizes que tenham como objetivo principal executar produtos que visem reduzir o uso de recursos não renováveis e minimizar o impacto ambiental durante sua produção, uso e fim de vida.
Um dos primeiros nomes responsáveis por estudar e disseminar discussões sobre as produções ecologicamente responsáveis, foi o designer austríaco Victor J. Papanek. Ao longo de sua carreira, se dedicou à produção de utilitários planejados com responsabilidade social e ambiental. Seu livro, “Design for the real world: Human Ecology and Social Change”, foi um dos meios de disseminação sobre abordagens inclusivas e sustentáveis em meio às produções do mercado.
Já o conceito de ecodesign tem origem na década de 90, nos Estados Unidos, quando a indústria eletrônica local buscava por formas de reduzir os impactos que suas atividades geravam no meio ambiente, a partir disso, foi criada uma equipe para o desenvolvimento de projetos que fossem mais sustentáveis. Assim, os termos ecodesign e Design for Environment, começaram a ganhar maior visibilidade.
Diferencial de projeto
O convívio em sociedade, e dependência por fatores externos, gera essa relação humana direta com o meio ambiente. No entanto, algumas ações provocam impactos mais profundos e que não podem ser revertidos.
O reconhecimento que esse tipo de ação traz está cada vez mais presente na vida das pessoas. Por isso, a busca por investimento em produtos eficientes do ponto de vista da sustentabilidade está se tornando uma das tendências para os próximos anos.
A execução de projetos baseados nos fundamentos do ecodesign, tende a minimizar impactos ambientais, reduzir desperdício de matérias primas e buscar por fontes sustentáveis. Características que demonstram um diferencial de produção que vem sendo aos poucos mais explorado.
Técnicas e Aplicações do Ecodesign
Na arquitetura e no design de interiores, o ecodesign pode ser aplicado tanto na estrutura, no acabamento ou na etapa de decoração da obra.
Na concepção de projetos a presença do Ecodesign se destaca pela aplicação de materiais de baixo impacto ambiental, geração de menos resíduos e diminuição de desperdícios, além da qualidade de eficiência energética, uma estética orgânica e integrada ao meio ambiente.
A seguir, apresentamos alguns meios para a implementação do ecodesign nos seus projetos.
Reduzir consumo de água e energia
A eficiência energética, assim como a economia do gasto de água, são pautas do ecodesign. O emprego de recursos que consomem menos água e energia tornam o projeto mais sustentável e responsável com o meio ambiente.
Fontes alternativas de energia, como a energia solar, reduzem os gastos financeiros com energia elétrica a curto prazo e exigem menos recursos não renováveis. A captação de água da chuva é uma alternativa sustentável para a redução do consumo de água.
Ambos recursos podem ser implementados em edificações e cada vez mais são uma busca por aqueles que estão construindo seu imóvel, já que garantem redução de gastos e são opções sustentáveis.
Materiais de baixo impacto ambiental
O cuidado com os materiais usados na construção é fundamental para a execução de projetos que favorecem o ecodesign.
Os chamados materiais “não convencionais” estão crescendo no meio da construção civil, são materiais menos danosos ao meio ambiente, propostas de meios alternativos à construção tradicional. Materiais que geralmente são oriundos de matérias vegetais ou resíduos de construção, são recursos sustentáveis e que diminuem gastos.
O uso de estratégias de construção vernaculares, ou seja, a aplicação de recursos naturais e do próprio ambiente, são um resgate à cultura e valorização de recursos naturais, sem danos ao meio ambiente.
Bioarquitetura
A bioarquitetura é uma grande aliada ao ecodesign. Seus princípios e métodos construtivos visam o respeito ao meio ambiente e o uso de recursos naturais na construção para criar uma relação maior entre o edifício e a natureza reduzindo ao máximo o uso de materiais que se baseiam nos princípios da economia linear, ou seja, comprar, usar e descartar.
Um dos pontos iniciais para ter um projeto de uma edificação com um ecodesign é necessária uma boa análise do entorno e dos recursos que a região tem a oferecer.
Assim como, uma boa análise climática, por exemplo, pode favorecer a concepção de projetos confortáveis, com aberturas adequadas para receber iluminação natural e ventilação na proporção correta. Gerando economia energética e uma boa relação entre o externo e interno.
Reutilização e reaproveitamento
Valorizar materiais que ainda não encerraram seu ciclo de vida torna seu projeto único e com valor ambiental.
Por isso, ao reformular seu ambiente considere sempre reutilizar ou reformar objetos que ainda tem potencial para exercer seu uso original ou se transformar em algo novo. Além de ser uma forma de gerar menos gastos é um meio de manter as recordações que podem estar associadas àquela peça.
Pode ser considerado por exemplo o recurso de esquadrias, revestimentos antigos, restauração de móveis e eletrodomésticos que ainda estão em funcionamento. A criatividade é parte fundamental dessa etapa e pode ser aplicada em cada canto do seu lar.
A reutilização é um dos pilares do ecodesign que tem como vertente um uso cíclico dos materiais.
Vantagens de aplicar o Ecodesign
A valorização do ecodesign perpassa a discussão sobre estética e conforto ambiental na arquitetura, ela diz sobre o cuidado da profissão com todo o meio ambiente, com toda a sociedade.
Cada vez mais os consumidores estão procurando por empresas que promovam hábitos sustentáveis. Aqueles que se mostram interessados e que aplicam esse tipo de conceito em seus produtos e serviços estão a frente de um sistema de gastos ambientais que está se tornando cada vez mais difícil de ser mantido e que vem gerando diversas consequências para o meio ambiente.
O ecodesign é uma das tendências dos próximos anos, outras vertentes que visam a sustentabilidade e o uso de recurso de forma consciente são parte da construção de um mundo mais saudável para as gerações futuras.
Para conhecer e ter acesso a mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre tendências, lançamentos e novidades da Biancogres.