Cada estação do ano tem o seu charme próprio. Quando o verão começa dar os sinais que está indo embora, podemos nos despedir das suas temperatura elevadas, seus dias curtos com noites longas e as chuvas repentinas. Esse é o momento certo para planejar e criar ambientes aconchegantes em seus projetos, com a decoração de outono.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você se preparar para o outono usando bom gosto, técnica e sofisticação, nessa estação de transição entre o calor e o frio. Acompanhe!
Aposte em mantas e almofadas
[caption id="attachment_139011" align="alignnone" width="586"] Projeto @leticiafinamorearquitetura para CASACOR ES - Produto Connection Silver 120x120[/caption]Nos climas quentes é comum fugirmos de tudo aquilo que tem tecido e que possa nos dar a sensação de que vai nos esquentar, principalmente se for algodão. Porém, o aconchego dos climas amenos como o outono modifica os nossos hábitos. Além de ser um ótimo preparativo para o inverno!
Durante a maior parte do dia, em determinadas regiões do país, não precisamos ficar agasalhados. Como dispensamos os agasalhos, podemos criar um ambiente mais aconchegante e afugentar aquele friozinho utilizando mantas e almofadas em camas e sofás.
Você pode deixá-las jogadas, passando uma falsa sensação de aleatoriedade. Quanto ao tecido, o algodão é bem-vindo e as capas podem ser até com estilo vintage, como tricô ou crochê.
Escolha tapetes diferenciados
[caption id="attachment_139012" align="alignnone" width="585"] Projeto @si_advisors - Produto Calacata Altíssimo Lux 90x90[/caption]O Brasil está situado na zona intertropical, o que faz predominar os climas quentes e úmidos. A umidade pode provocar a proliferação de fungos e bactérias, que causam incômodos e despertam crises nas pessoas alérgicas.
Por isso, os pisos em porcelanato são cada vez mais adotados nas residências. Podem ser instalados em qualquer ambiente, são fáceis de limpar e não acumulam tanta poeira.
Pisos de porcelanato, cerâmicas e pedras são mais frios que os de madeira. Porém, não seria possível reformar a casa em cada estação, e é aí que entram os tapetes.
O que diferencia o uso dos tapetes no outono são os tecidos, que devem ser mais pesados e felpudos, principalmente em quartos e salas de TV, onde temos o hábito de tirar os calçados.
Ao utilizar tapetes, é preciso dar atenção à segurança. Eles devem ser colocados de maneira que não provoquem tropeços e escorregões, principalmente em moradias com crianças e idosos. Outra recomendação é que sejam higienizados com frequência nas residências onde onde há pets, para que os pelos não prejudiquem a saúde dos alérgicos.
Combine texturas
[caption id="attachment_139013" align="alignnone" width="477"] Projeto @victorcipriano e @arq.claudetelovati para CASACOR ES - Produto Terrazzo Veneziano Avorio 82x82[/caption]As texturas no outono devem provocar uma sensação de ambiente aconchegante. A ideia principal é a de utilizar materiais que nos façam sentir um calor agradável. Elas podem estar presentes em toda a casa, tanto nos objetos de decoração como no acabamento do imóvel. Conheça alguns exemplos interessantes:
- revestimentos tridimensionais;
- racks e móveis em madeira bruta;
- cadeiras e pufes podem ser de pele sintética ou veludo;
- tecidos de preferência felpudos, em crochê ou tricô.
Dê preferência a objetos e móveis de madeira
[caption id="attachment_139015" align="alignnone" width="591"] Projeto @karlamarquesarquitetura - Produto Carvalho Natural 26x106[/caption]A madeira é um material que retém o calor dentro dos ambientes. Por isso, tanto móveis quanto objetos decorativos, principalmente os que têm acabamento maciço, rústico e com cores sóbrias, são adequados para proporcionar o aconchego que buscamos no outono.
Visto que a madeira maciça é um material nobre, aposte na sustentabilidade e colabore com o meio ambiente. Quando for possível, dê preferência a peças antigas ou de demolição, ou até mesmo alterar o móvel no material natural por um revestido com porcelanato amadeirado, por exemplo, que é uma ótima opção para o design e ao mesmo tempo mais sustentável e com alta durabilidade.
Use cores quentes
A pintura das paredes é um dos recursos utilizados por arquitetos e decoradores para promover a climatização de ambientes e torná-los adequados para os usuários. Mas a utilização na decoração, como nas almofadas, tecidos, sofás, além de objetos decorativos, também cumpre bem o papel de oferecer a tendência, sem precisar de grandes mudanças.
Saiba que as cores exercem várias funções tanto nas pessoas quanto nos cômodos em que são aplicadas. Além de serem elementos que compõem a decoração dos imóveis, provocam sensações de bem-estar nos moradores.
Os tons mais indicados para o outono são os terrosos, que recebem esse nome por lembrarem terra.
Conheça os mais usados:
- laranja;
- amarelo;
- vermelho;
- bege;
- verde musgo;
- marrom.
As cores quentes e terrosas se diferem das neutras porque não precisam ser complementadas com outras. Afinal, elas são fortes e marcantes. Esses tons remetem à natureza e são capazes de acalmar os moradores. São muito indicadas para as salas, quartos e salas de jantar.
Foque a iluminação em pontos indiretos
[caption id="attachment_139018" align="alignnone" width="484"] Projeto @residenciadois - Produto Calacata Lux 82x82[/caption]Os climas mais amenos nos dão vontade de ficar mais em casa. Isso quer dizer que é o momento de se sentar no sofá e colocar em dia as séries e os filmes que não conseguimos assistir no verão, porque estávamos mais interessados em locais frescos, como piscinas, cachoeiras e o mar.
Logo, é comum ficarmos várias horas diante da televisão e, ao entardecer e começar a ficar mais escuro, não é preciso manter as luminárias do teto acesas, já que isso pode incomodar a visão que está focada na tela.
Por isso, use iluminação indireta por meio de abajures, arandelas, velas e luminárias sobre a mobília. Opte também pelas lâmpadas com tons mais amarelados, conhecidos como cores quentes.
Para aqueles que preferem ler como lazer, as lâmpadas mais claras são as mais adequadas, pois não cansam os olhos e mantêm você mais alerta, porque iluminam mais que as amarelas.
Com essas dicas de decoração de outono, você poderá se inspirar e usar o seu conhecimento de arquitetura e designer de interiores para desenvolver projetos requintados e de alta qualidade. Assim, você será capaz de atender a expectativa e o gosto dos clientes mais exigentes.
Gostou das nossas dicas? Continue no blog e conheça os lançamentos da Biancogres para 2020!