Qual a importância da humanização dos projetos da Arquitetura?

10 de maio de 2021
Biancogres
Voltar para o blog
Um erro que muitos arquitetos cometem é o de se comunicar com os clientes sem considerar que eles dificilmente entendem a linguagem técnica adotada, o que pode atrapalhar a compreensão do assunto e consequentemente, a ades [...]
humanização nos projetos

Um erro que muitos arquitetos cometem é o de se comunicar com os clientes sem considerar que eles dificilmente entendem a linguagem técnica adotada, o que pode atrapalhar a compreensão do assunto e consequentemente, a adesão às ideias. Pensando em reverter isso, a humanização nos projetos entra como uma solução.

Trata-se de uma planta com características que a humanizam, como desenhos coloridos, luz, texturização, imobiliário etc. Dessa maneira, os profissionais conseguem criar desenhos elaborados sem que isso prejudique o entendimento do cliente, que se torna mais didático e faz com que leigos no assunto consigam visualizar com maior exatidão como o ambiente ficará ao ser finalizado.

Quer entender mais sobre a humanização nos projetos? Continue conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Qual a importância da humanização nos projetos arquitetônicos?

Conforme mencionado, fazer com que o cliente entenda e se conecte com as propostas de uma obra arquitetônica nem sempre é simples. Porém, conseguir atingir esse objetivo pode ser o que diferencia arquitetos realmente preocupados em alcançar a satisfação e trazer melhores experiências para os clientes.

Afinal, trata-se de projetos que darão vida ao lar ou ambiente de trabalho das pessoas. Se os clientes não conseguirem criar conexões com o que foi proposto, mesmo que assinem o contrato, dificilmente se sentirão contemplados.

O consumidor atual é cada vez mais consciente e exigente com os serviços e os produtos que adquirem. Assim, ele acredita que poderia receber muito mais do que foi muitas vezes proposto.

Como humanizar os projetos de arquitetura?

Para construir projetos de arquitetura humanizados é importante destacar e tentar representar isso especialmente em:

  • cores; 
  • componentes do mobiliário;
  • texturização; 
  • luz; 
  • paisagismo; 
  • em alguns casos, até figuras humanas. 

Afinal, atualmente apenas respeitar padrões estéticos e técnicos não é mais suficiente, é necessário mostrar que é possível ter qualidade de vida e satisfação dentro do ambiente que será construído, considerando o tipo de vínculo que o seu público-alvo terá com o local.

Por exemplo, o cliente procurou o seu trabalho para o desenvolvimento de uma loja de roupas? É necessário mostrar por meio dos elementos mencionados como o projeto pode contribuir para que os visitantes do espaço se sintam atraídos a entrar e acolhidos o suficiente para passar mais tempo lá e aumentar as taxas de vendas.

Em outras palavras, é preciso sempre considerar qual é o tipo de estabelecimento a ser criado, para quem está sendo criado e que tipo de público será recebido no local. Quer outro exemplo? Um bar no estilo boteco e outro no estilo americano devem ser igualmente aconchegantes. Porém, a proposta de cada um vai ser diferente.

Quais as melhores práticas para humanizar os projetos de arquitetura?

Como você pode perceber, entender bem os desejos e necessidades do cliente é parte fundamental da criação de um projeto de arquitetura humanizado. Porém, além disso, é importante buscar referências de pisos, cores, texturas e os demais elementos que vão otimizar a experiência de quem analisa o projeto. Tudo isso pode ser alcançado com ajuda de programas.

Sketchup 

Funciona de forma muito mais intuitiva, especialmente se comparado com outros, e permite a criação em 3D de todo o projeto, o que inclui a estrutura, móveis e qualquer detalhe de decoração.

Lumion e 3D Max

Essas ferramentas exigem o auxílio de outro software, já que não trabalha com a modelagem 3D em si, mas sim a renderização de imagens importadas, para que ela seja transformada na mais realista possível para o cliente em todos os aspectos. São utilizados integrados ao Sketchup.

AutoCAD

O programa possibilita o desenvolvimento de desenhos 2D elaborados e 3D. Para isso, basta adicionar todos os detalhes ao projeto, desde os recursos básicos até a importação de blocos. 

No AutoCad você conta com uma enorme variação de design, como plantas, carros, quadros, louças sanitárias, aplicação de pisos etc., o que enriquece a experiência do cliente ao visualizar o projeto.

Revit

O software possibilita o desenho tanto em 2D, ao mesmo tempo que automaticamente constrói a versão em 3D, junto dos itens necessários para construção da obra. Ou seja, trata-se de um programa 3 em 1, que torna o trabalho dos arquitetos mais produtivo.

Ao entender as necessidades e desejos do público-alvo e escolher os melhores programas para desenvolvimento da planta humanizada, não se esqueça de:

  • use blocos de qualidade;
  • certifique-se da escala utilizada nos blocos;
  • valorizar os detalhes do projeto;
  • focar na iluminação e sombra para tornar o projeto mais realista;
  • priorizar paletas de cores harmônicas e de acordo com o público-alvo;
  • aplicar texturas.

Qual a relação entre os materiais e acabamentos escolhidos e a humanização?

Na planta humanizada, que é basicamente construir projetos arquitetônicos mais realistas, o cliente tem maior segurança na aposta que está fazendo ao contratar determinada equipe e projeto de arquitetura, já que consegue visualizar como os materiais e acabamentos escolhidos, por exemplo, trarão maior sensação de aconchego quando tudo for finalizado.

Quer dizer, de acordo com a neuroarquitetura, paredes verdes devem estimular a criatividade, produtividade e sensibilidade de colaboradores de um local. Do mesmo modo, tons pastéis e terrosos, além de madeira e carpete, ajudam a tornar um espaço mais aconchegante. 

Portanto, as estratégias simples aprendidas na arquitetura podem otimizar a experiência do cliente, que pode visualizar todas essas possíveis sensações desde o projeto.

Qual a diferença entre planta humanizada e planta baixa?

Os conceitos de planta humanizada e planta baixa podem parecer similares à primeira vista, apesar de serem bem diferentes um do outro: a planta baixa oferece layout e paredes na construção do projeto. Enquanto isso, a planta humanizada, como foi dito, conta com inúmeros outros elementos para humanizar o projeto.

Agora que você entendeu a importância e como aplicar a humanização nos projetos, não deixe de aprender mais sobre as melhores técnicas e referências, para otimizar seu trabalho constantemente e evitar refações nos modelos apresentados ao cliente.

Gostou do post? Compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude seus colegas de trabalho a descobrirem mais sobre o assunto!

 

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter Campos com * são de preenchimento obrigatório.

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...