Quem está reformando ou construindo sempre procura elementos originais para incrementar seu projeto — afinal, não há melhor maneira de trazer personalidade aos espaços do que apostar em materiais e móveis pouco convencionais. É nessas horas que os revestimentos mais criativos entram em cena, ajudando a moldar ambientes que surpreendem e encantam. Inspirada por esse impulso de buscar o novo, a Biancogres desenvolveu uma série de acabamentos com efeito tridimensional capazes de modernizar qualquer espaço – do banheiro à sala de estar.
Com diferentes texturas, algumas mais geométricas, outras mais orgânicas, os revestimentos 3D da Biancogres trazem um efeito interessante às paredes, explorando volumes, luz e sombra e o convite ao toque. Esses materiais também são uma ótima alternativa para ambientes pequenos, já que o acabamento tridimensional destaca a decoração sem exigir muitos complementos – um hall de entrada, por exemplo, pode ser resolvido apenas com um modelo de revestimento 3D na decoração e uma boa iluminação.
Para provar todo o potencial desses revestimentos de parede, selecionamos algumas ideias inspiradoras com sugestões de uso. Confira:
Como o revestimento 3D atua na decoração do ambiente?
[caption id="attachment_134264" align="alignnone" width="1024"] Matelasse Black 53x106[/caption]Os revestimentos 3D são um tipo de cobertura para paredes que exploram as três dimensões de um objeto: a largura, o cumprimento e a altura. As peças tradicionais em 2D só utilizam duas dessas características para criar a imagem, deixando de explorar a profundidade — a qual é representada pela largura.
Já as opções em 3D buscam inovar principalmente nesse aspecto. No entanto, não podemos confundir aqui com o 3D dos cinemas, que, na verdade, são imagens em 2D com um tratamento especial. Assim, quando o espectador utiliza um óculos especial, há a criação de uma imagem "3D" virtual.
No caso dos revestimentos 3D, a profundidade dos objetos é real. Não é necessário nenhum equipamento extra para perceber as três dimensões. Isso é possível graças a um processo de fabricação diferenciado e, em alguns casos, a efeitos de ilusão de óptica.
Onde utilizar esse tipo de revestimento?
[caption id="attachment_134269" align="alignnone" width="802"] Forme Nude 53x106[/caption]Dica de uso: no frontão da bancada da cozinha
Que tal deixar sua cozinha mais sofisticada? A escolha dos revestimentos faz toda a diferença no impacto visual do ambiente, por isso, se a ideia é valorizar a decoração, aposte em materiais com texturas inovadoras,. Uma boa dica é ‘emoldurar’ o revestimento com a marcenaria e com a bancada da pia.
Dica de uso: nas paredes do banheiro
[caption id="attachment_134266" align="alignnone" width="1024"] Stelle Blue 32x60[/caption]Quem disse que paredes brancas no banheiro não podem fazer diferença? Com os revestimentos 3D é possível criar pontos de destaque até nos ambientes mais apertados, como lavabos, sem precisar abusar de cores fortes — ou seja, a sensação de amplitude é garantida, pois o branco multiplica a luminosidade. Seja na parede do boxe, na parede da pia, ou em ambas, esses acabamentos transformam totalmente a decoração. Como eles chamam muita atenção, vale a pena combiná-los a porcelanatos mais neutros no piso, como os modelos que imitam cimento queimado ou concreto.
Dica de uso: na sala de jantar
[caption id="attachment_134271" align="alignnone" width="1024"] Stelle Bianche[/caption]As salas de jantar dos apartamentos atuais costumam ser bem compactas, mas isso não significa que elas não possam ter elementos marcantes. Já que nem sempre há espaço suficiente para um buffet ou aparador, as paredes merecem um ‘algo a mais’, certo? É aí que entram os revestimentos tridimensionais, trazendo um toque elegante ao dia a dia da casa. Para valorizar ainda mais o efeito 3D, escolha móveis em cores contrastantes (se o revestimento é branco, por exemplo, vá de peças em cinza ou preto) e invista em uma iluminação pontual para banhar toda a parede.
Dica de uso: áreas externas
Os porcelanatos 3D ficam bastante charmosos quando aplicados em áreas de lazer, como os decks, sobrados, coberturas de churrasqueiras, paredes de quintais etc.
Dica de uso: quartos
[caption id="attachment_134272" align="alignnone" width="1000"] Fiori Bianco 32x60[/caption]Nos dormitórios, o revestimento 3D poderão ser utilizados em um parede única, preferencialmente naquela em que está posicionada a cabeceira da cama. Além disso, você pode utilizar um jogo de iluminação diferenciado, com gesso ou com arandelas. Isso dará um destaque extra ao mobiliário.
Como cuidar da manutenção?
A manutenção dos revestimentos em 3D não é muito diferente dos modelos tradicionais, mas requer alguns cuidados especiais para evitar o desgaste das pessoas. Isso pode comprometer o efeito tridimensional das peças e prejudicar a estética do ambiente.
Para isso, evite ao máximo os produtos de limpeza com materiais corrosivos, como o ácido muriático e a água sanitária. Quando você conta com uma boa marca de revestimento, verá que bastará um espanador ou um pano úmido com água para eliminar os resíduos da superfície.
Por isso, acreditamos que o porcelanato seja o melhor material para uma parede tridimensional. Afinal, ele é mais resistente e tolera bem o uso da maioria dos sabões, como o detergente e o em pó.
Quais são os diferenciais do porcelanato 3D Biancogres?
Os porcelanatos 3D da Biancogres podem agregar bastante a qualquer projeto, pois, além das várias opções de design, têm uma qualidade muito superior aos concorrentes. Contamos com as melhores matérias-primas e os mais sofisticados métodos de fabricação, os quais oferecem resistência e durabilidade.
Assim, quando você apresentar o projeto para os seus clientes, terá a garantia de satisfação a longo prazo. Afinal, como explicamos, os revestimentos 3D na decoração precisam de alguns cuidados adicionais para a limpeza das curvas e das arestas. Assim, é muito melhor contar com uma opção em que se pode utilizar água e sabão abundantemente sem comprometer a estrutura.
Quer continuar recebendo os melhores posts para que seus projetos fique cada vez melhores? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!