Todo início de ano costuma ter aquela expectativa e preparação para os desafios e oportunidades que surgirão! Aliás, para a maior parte das pessoas, se tem um ano que tem sido esperado para proporcionar uma renovação, é 2021. Nesse sentido, as tendências de decoração traduzem as mudanças e interesses das pessoas que foram surgindo ao longo do ano atual e que devem ganhar mais força no próximo.
A seguir você confere 8 tendências de decoração 2021 para que você não perca as novidades. Confira!
Tendências de decoração 2021
Como foi dito, as tendências traduzem as principais mudanças no pensamento. De acordo com a empresa Worth Global Style Network (WGSN), autoridade global em tendências de consumo e design, em 2021 veremos com frequência alguns temas e estilos ligados à sustentabilidade.
Estilo industrial
Quando se fala em sustentabilidade, é importante ter em mente que o estilo industrial é mais minimalista e tem como uma de suas características principais o aproveitamento de materiais, o que reduz custos na produção — sendo economicamente mais vantajoso — mas principalmente, sobrecarrega menos o ambiente, o que tende a ser levado mais em conta.
Além disso, o estilo industrial permite a reutilização de materiais facilmente disponíveis, como madeira na parede, plástico, ferro, alumínio, concreto aparente etc., que também já podem fazer parte da estrutura do espaço. Tudo isso ainda oferece um ar mais moderno e descolado.
Elementos naturais
Durante o isolamento social, necessário em 2020, muitos sentiram falta do contato com a natureza, o que entra como um dos principais motivos para explicar o interesse por trazer elementos naturais — como plantas (inclusive em ambientes internos), vasos, flores e jardineiras — para dentro de casa.
Saiba também que, segundo a ONU, até 2050 a porcentagem de pessoas vivendo em áreas urbanas só deve aumentar. Para driblar isso, também deve haver uma maior busca pelo contato com a natureza, até porque, a importância de ficar em casa, quando possível, continuará existindo em 2021.
Assim, prepare-se também para trazer a natureza para dentro das residências e tornar o espaço mais aconchegante até por meio do algodão cru, lã, linho, fibras trançadas, ráfia e madeira, por exemplo.
Espaços abertos e multiusos
Espaços abertos e multiusos permitem uma maior circulação, espaço e um ar de modernidade. Tudo isso foi entendido como critérios ainda mais relevantes durante o período de confinamento, em 2020, em que também entra o minimalismo para que os espaços se tornem mais funcionais do que qualquer outra coisa.
Dessa forma, as divisórias dos espaços, quando necessárias, tendem a ser muito mais relacionadas ao aproveitamento de um móvel que fica entre a cozinha e a sala, por exemplo. E ainda, que tal optar por móveis dobráveis e retráteis? Outra maneira de oferecer mais funcionalidade e espaços abertos.
Tecido Bouclé
A procura pelo tecido bouclé se tornou forte em 2020, isso é possível perceber bastante em projetos internacionais, como arquitetura e decoração francesa. Marcas que produzem em grande escala, como a West Elm, em Miami, por exemplo, já oferecem a pronta entrega do tecido, especialmente para uso em sofás e poltronas. A tendência é que isso estoure no Brasil em 2021.
Paleta monocromática
Se você acompanha moda, é possível que tenha percebido a tendência dos looks monocromáticos pelo mundo afora. O melhor de tudo é que assim como nas passarelas mundiais, na decoração é possível sair do pretinho básico e brincar com infinitas opções de cores, o que proporciona um ar mais exclusivo e original.
Essa escolha estética também deve se tornar uma tendência na decoração de ambientes, o que ajuda a valorizar ainda mais o espaço e a iluminação natural, além de causar uma sensação de espaços maiores — lembra quando falamos do maior interesse por ambientes abertos e minimalistas?
Adornos artesanais
Se você nos acompanhou até aqui, já sabe que uma das tendências de decoração 2021 é a busca por elementos naturais, o que pode incluir inúmeros adornos artesanais, como tecidos naturais, pedras, miniaturas de paredes etc.
Tudo isso tende a se aliar aos conceitos de sustentabilidade e oferecer preços mais acessíveis. Além do mais, por serem opções ofertadas de forma exclusiva ou com números limitados, os adornos dão um toque de personalidade ao ambiente, o que aumenta a sensação de pertencimento e aconchego ao lar. Isso especialmente em tempos de confinamento social, é o que mais precisamos, concorda?
Nesse sentido, também é importante pontuar a relação afetiva que esses itens costumam ter, seja pelo maior contato do artista com a obra vendida ou pelo significado que elas normalmente carregam. Afinal, em tempos delicados como o atual, também foi registrado um aumento do interesse em comprar de pequenos produtores locais.
Iluminação natural
A iluminação natural se alia ao conceito de sustentabilidade — ao diminuir custos com energia — e de saúde mental, diante do confinamento social exigido. Por isso, a tendência é que haja cada vez mais uma procura por ambientes que proporcionem isso, seja em janelas e portas de vidro amplas, cortinas leves ou claraboias.
As cores de 2021
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de mencionar uma cor tendência de 2021 para nossas residências e diversos outros setores da vida: o azul acqua, já registrado pela empresa de previsão de tendências, WGSN.
A cor é muito associada à natureza, tendo inspiração no mar Egeu, ao mesmo tempo que garante um toque tecnológico. Além de ser uma cor capaz de transmitir paz, liberdade e tranquilidade. Tudo que precisamos para um 2021 mais tranquilo que o ano atual, não é mesmo?
Além disso, saiba que a Pantone definiu definiu as cores do ano Pantone 2021: o cinza Ultimate Gray (17-5104) e o amarelo Illuminating (13-0647), que quando combinadas podem expressar uma mensagem de esperança, força e resiliência.
Agora que você já está por dentro das principais tendências de decoração 2021, e como as mudanças no comportamento das pessoas influencia nisso, aposto que já começou a imaginar as inúmeras formas de utilizar a cor do próximo ano e os diversos elementos mencionados.
Não fique só na imaginação! Acesse nosso post sobre tendências da arquitetura pós-pandemia e se aprofunde no assunto!