A madeira sempre foi um excelente recurso de decoração, capaz de conferir aconchego a espaços de diferentes estilos; porém, o desmatamento e a manutenção pouco prática levou a indústria da [...]
A madeira sempre foi um excelente recurso de decoração, capaz de conferir aconchego e sofisticação a espaços de diferentes estilos. Porém, o desmatamento e a manutenção pouco prática levou a indústria da construção civil a desenvolver alternativas que garantam a mesma beleza.
Uma das mais importantes é o porcelanato amadeirado, como os modelos da coleção Madeiras da Biancogres.
Cada vez mais fiéis às tonalidades e texturas do material natural, os porcelanatos se tornaram os queridinhos de arquitetos e designers de interiores justamente por aliar beleza e praticidade.
Se você também quer aderir à tendência, mas ainda tem algumas dúvidas, confira abaixo informações que podem te ajudar na escolha do revestimento perfeito.
Por que escolher o piso porcelanato amadeirado?
Como comentamos no início, a madeira é um material clássico da decoração. Ela traz uma sensação única de conforto e aconchego ao ambiente. Além disso, enriquece o visual por se tratar de um material nobre.
Mas na hora de escolher o melhor revestimento para o seu projeto, é preciso levar em consideração outros fatores que vão além da estética, como durabilidade, custo, manutenção, funcionalidade e facilidade de instalação.
A madeira tem um custo elevado. Além disso, sua instalação é bem mais complexa que o assentamento de porcelanato. Outro ponto que vale a pena ser mencionado é que sua durabilidade é mais baixa e o material pode ser facilmente danificado com riscos dos móveis ao serem arrastados e com manchas de bebidas que caem ou de produtos não indicados para o material.
Também é preciso utilizar produtos específicos para madeira, como a cera líquida ou em pasta.
Por sua vez, o porcelanato da Biancogres consegue reproduzir fielmente a tonalidade e a textura de diversas espécies de madeira. Sua instalação é mais prática e é um material com altíssima durabilidade e resistência.
Outro ponto forte é a facilidade de manutenção: basta usar água e sabão neutro para limpá-lo. Desse modo, o porcelanato pode ser utilizado até em ambientes onde a madeira natural não é indicada, como banheiro, lavabos e cozinhas, ou seja, em áreas molhadas.
Então, se antes você estava em dúvida sobre optar pela madeira ou porcelanato amadeirado, agora já sabe qual é a melhor opção para incluir em seus projetos!
Quais são as vantagens de usar o porcelanato amadeirado na decoração?
Como você viu, optar pelo piso porcelanato amadeirado traz uma série de vantagens sobre o uso da madeira natural. A seguir, conheça melhor os principais benefícios.
Pode ser usado em qualquer superfície
Assim como os outros modelos de porcelanato, os revestimentos amadeirados podem ser aplicados em qualquer superfície lisa e devidamente preparada, seja o piso, a parede ou, até mesmo, uma bancada de ilha de cozinha, por exemplo.
Mais duráveis e mais fáceis de assentar, os porcelanatos garantem uma obra mais limpa e com poucos resíduos.
Ou seja, ao contrário de muitos materiais, que se restringem a determinado tipo de superfície, o porcelanato tem uma aplicação praticamente universal — ele pode ser utilizado até no teto! Desse modo, é possível também aproveitar as sobras de materiais para incrementar algum outro detalhe da decoração.
Tem manutenção fácil
A manutenção também é bem mais simples: basta usar um pano úmido para remover as sujeiras do dia a dia — por ser menos poroso do que a cerâmica tradicional, o acabamento é menos suscetível a manchas.
Diferentemente da madeira, que costuma apodrecer quando exposta à umidade, os porcelanatos podem ser molhados, o que permite seu uso em áreas antes restritas, como fachadas, entorno de piscinas, banheiros e até mesmo dentro do boxe.
Nas cozinhas, eles são imprescindíveis para evitar o acúmulo de sujeira e de partículas de difícil remoção, como as de fritura.
Oferece longa durabilidade
Os porcelanatos são extremamente resistentes ao atrito e ao impacto. Desse modo, tornam-se uma excelente opção para os ambientes sujeitos a essas ocorrências, como jardins, playgrounds e demais áreas externas. Com isso, você pode ter certeza de que seu revestimento durará por muitos anos com a mesma beleza.
Para resumir: eles são versáteis, duráveis, fáceis de instalar e de limpar e, ainda, suportam umidade. Perfeitos para revestir a casa sem dor de cabeça. E isso sem falar no visual de altíssimo padrão.
Traz elegância para os ambientes
A madeira é um dos materiais mais elegantes da decoração e da arquitetura. No entanto, ela apresenta algumas desvantagens: sua manutenção é difícil e necessita de vários cuidados contra a umidade e produtos químicos de limpeza.
Para manter a elegância acrescentando praticidade, durabilidade e versatilidade, foram criados os porcelanatos amadeirados. Eles simulam perfeitamente todos os detalhes da madeira, como vincos, variações de tons e as curvas.
Dispõe de uma grande variedade de tons
Há inúmeras espécies de madeira que podem ser utilizadas na decoração, algumas delas são bem raras. Outras, por sua vez, têm características que fazem com que seu uso não seja indicado, por ser flexível demais ou rígida demais, por exemplo.
Como o porcelanato consegue reproduzir de forma fiel a aparência de diversas espécies, há uma enorme gama de opções para você incluir em seus projetos.
Mas como combinar esse tipo de material?
Agora que você já entendeu que os porcelanatos amadeirados são uma escolha inteligente e ecologicamente sustentável, resta saber como usá-los na decoração, certo?
Graças à grande gama de opções da Biancogres, é possível encontrar o modelo ideal para cada tipo de projeto:
· existem os que trazem tonalidades mais clarinhas, de inspiração escandinava;
· as versões que imitam decks;
· vários formatos e tamanhos;
· algumas que puxam mais para o tom de caramelo;
· modelos perfeitos para compor um estilo industrial, entre muitas outras.
Com peças com faces diferentes entre si, o porcelanato amadeirado ainda apresenta um efeito irregular extremamente semelhante ao natural.
Moradores de apartamentos e casas com cozinha integrada à sala de estar podem usar o mesmo modelo nos dois cômodos, pois isso intensifica a sensação de amplitude. Aliás, estender o piso até o quarto é uma forma ainda mais eficiente de conquistar esse resultado.
A seguir, confira mais dicas de como combinar o porcelanato amadeirado na decoração.
Harmonize o revestimento com as cores da parede
Caso o objetivo seja fazer um painel na parede, sugerimos escolher uma opção que combine com o piso usado. Vale a dica: porcelanatos com efeito de madeira e de cimento funcionam muito bem juntos.
Em relação aos móveis e complementos, não existem regras — o visual acolhedor da madeira é democrático e harmoniza com tudo. Pode usar o revestimento sem medo!
Aposte em uma decoração mais minimalista
O porcelanato amadeirado tem bastante personalidade, de forma que sua presença, por si só, já traz bastante expressão para a decoração. Desse modo, pode ser interessante apostar no estilo minimalista para a composição do ambiente.
Nesse tipo de decoração, busca-se utilizar o menor número de elementos em um ambiente, economizando visualmente em acessórios, móveis e cores. Assim, enfatiza-se o design de cada item do ambiente, da escolha do piso até o modelo do teto.
Escolha estampas que traduzam a personalidade do cliente
Quando trabalhamos em madeira, é interessante perceber que a personalidade do seu cliente influencia bastante o seu gosto. Aqueles com personalidade mais forte tendem a gostar de um design mais escuro e rústico, enquanto outros preferem os tons neutros e claros.
O importante é que você trabalhe com um fornecedor de materiais com um amplo catálogo de opções. Assim, você pode apresentá-las a seu cliente, aumentando as chances de satisfação.
Acompanhe a proposta decorativa
Na hora de escolher o revestimento amadeirado, siga a proposta decorativa. Por exemplo, o estilo escandinavo requer uma tonalidade mais clara, enquanto o hygge e o industrial aceitam também as madeiras em tons mais escuros.
Além disso, também é preciso equilibrar as cores da madeira com as do restante da decoração. Criar um contraste harmônico é essencial para trazer personalidade ao ambiente.
Ou seja, se você optar pelo porcelanato escuro, aposte em cores claras para outros pontos da decoração, como paredes, cortinas, móveis ou paredes. O mesmo vale para o porcelanato clarinho: inclua alguns elementos escuros ou de cores mais vibrantes no cômodo.
Siga uma paleta de cores
Da mesma forma que há diversas espécies de madeiras, também há inúmeras tonalidades (indo das mais quentes às mais frias). Não é diferente com o porcelanato amadeirado. Então, se a intenção é utilizar dois tipos de revestimento amadeirado ou mesclar o revestimento com móveis em madeira natural, é preciso levar em consideração as tonalidades. Para não ter erro, siga a paleta de cores escolhida para a decoração.
Por fim, não se esqueça de que a qualidade dos produtos é essencial! Nesse sentido, a Biancogres já é referência no mercado de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, produzindo peças com alta tecnologia, extremamente duráveis, versáteis e elegantes.
Quer saber mais sobre como integrar os porcelanatos nos seus projetos? Assina a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos direto em sua caixa de entrada!