A organização para entrega de projetos otimiza e reduz imprevistos no ramo da arquitetura. Entenda qual a melhor forma de organizar as etapas de entregas do seu projeto.
Os projetos arquitetônicos, de design interiores e de reformas são os principais modelos de serviços executados pelos profissionais da arquitetura.
Para que seja possível entregar uma apresentação de qualidade para os clientes é preciso organização e uma boa dinâmica de trabalho.
Por isso, é fundamental que o arquiteto tenha previamente estabelecido as etapas do projeto. Essas etapas dirão o que será entregue, em quanto tempo e em quais momentos serão realizadas reuniões com o contratante, além de detalhes referentes a imprevistos e número de intervenções no projeto.
A implementação dessas etapas pode variar de acordo com o tamanho e as especificações das demandas, mas é fundamental compreender cada uma delas para a elaboração de um cronograma de trabalho bem estabelecido e prático.
A seguir, apresentamos as principais etapas de projetos, o que é possível incorporar em cada uma delas e como elas podem auxiliar a diminuir imprevistos na obra. Acompanhe!
Etapas para concepção de projetos de arquitetura
Para a execução de projetos da forma mais organizada é fundamental preestabelecer quais etapas farão parte do projeto. Elas servem para definir o que terá pronto no final de cada fase, para que possa ser apresentado ao cliente e, assim, determinar o que será modificado ou não, para dar andamento às novas etapas.
A seguir, apresentamos as principais etapas do projeto arquitetônico. Confira!
1. Levantamento
Para iniciar um projeto, em primeiro momento é preciso ter em mãos o levantamento da residência ou cômodo que passará pelo processo de transformação. Em caso de projetos iniciados do zero é preciso contar com o levantamento topográfico do terreno, principalmente, se tratando de locais com muito aclive ou declive.
O ideal para a realização do levantamento é contar com um checklist para consultar enquanto é realizada a medição, já que, qualquer medida que deixar de ser tomada despender uma nova visita ao local.
É no momento do levantamento que é realizada a medição dos perímetros do ambiente e das alturas de pé direito, peitoris de janelas, bancadas e esquadrias. Além das medições é necessário levantamento de pontos elétricos, hidráulicos, de gás ou saídas de ventilação.
Também é indispensável fazer a análise do método construtivo e materiais de acabamento que foram usados no ambiente. Outro detalhe importante é a aferição do norte, para fazer a análise da orientação solar, fundamental na concepção de qualquer tipo de projeto.
2. Briefing
Com a etapa de levantamento finalizada é preciso alinhar as intenções de projeto com seu cliente. O briefing é uma fase muito importante e prazerosa do projeto. Nesse momento conhecemos melhor quais os gostos, preferências e prioridades do cliente, para ter como base da execução do projeto.
Muitos arquitetos optam por criar formulários online para que o cliente consiga realizar essa etapa no seu tempo, o que é vantajoso, já que assim, podem fazer escolhas com mais calma e sinceridade para um bom alinhamento do projeto.
A dica para a produção desse formulário é usar muito o apoio de imagens de referências projetuais, de cores que podem ser usadas, decoração e todos os itens que puder ilustrar. Além disso, é importante compreender o dia a dia do seu cliente, quantas pessoas frequentam aquele local, quais usos terão cada ambiente, dentre outros detalhes que fazem assimilar as dinâmicas que aconteceram naquele local e qual a personalidade de quem o frequentará.
3. Estudo de viabilidade
Com o levantamento em mãos e realizada a análise das demandas do cliente é preciso fazer uma previsão para saber se o espaço atenderá todas as demandas de forma confortável.
Muitas pessoas ao contratar um arquiteto ficam animadas e acabam acreditando que é possível fazer mais do que o ambiente tem condições de receber. Por isso, logo nas etapas iniciais é preciso alinhar com o cliente o que será ou não viável, levando em consideração áreas construídas, orçamento disponível e leis construtivas da sua cidade.
A partir dessa análise, é possível evitar que o cliente crie expectativas que mais a frente seriam quebradas e alinhar as questões estéticas do projeto com orçamento, encontrando um equilíbrio para que ele atenda da melhor forma possível e de maneira mais completa as solicitações postas no briefing.
4. Estudo preliminar
O estudo preliminar é a etapa em que o projeto começa a criar forma. Nesse momento já é possível um estudo de volumetria, em caso de projetos arquitetônicos e um estudo de layout em caso de reformas e interiores. Nessa etapa já deve ser proposta e pré-estabelecida, também, o estilo e a paleta de cores do projeto.
Para mostrar as pretensões estéticas do projeto, os moodboards podem auxiliar, pois, juntam em apenas uma imagem as texturas, cores e principais objetos escolhidos para o local. Nesse momento e em todo o projeto é imprescindível a busca por formas de potencializar as demandas do briefing, para que as prioridades do cliente sejam valorizadas.
Para a apresentação dessa etapa de projeto para o contratante é importante contar já com uma planta baixa e, se possível, com a volumetria representada em maquete eletrônica. Por meio dessas representações é possível visualizar a proposta de projeto e receber um feedback para saber se está dentro das suas expectativas.
5. Anteprojetos
Após a aprovação ou as alterações solicitadas pelo cliente na etapa de estudo preliminar é importante realizar o andamento das questões técnicas do projeto. De acordo com o tamanho e o nível de especificações necessário nos desenhos, essa etapa pode ter subdivisões, estabelecendo, por exemplo: anteprojeto 1 e anteprojeto 2.
Nessa etapa é importante o andamento da aplicação das texturas, revestimento e, se for o caso, paisagismo do projeto.
O andamento da parte técnica aqui se faz fundamental, geralmente, realizados em softwares de arquitetura, devem ser executadas as plantas de layout, planta baixa com cota e é importante que sejam produzidos cortes do desenho, para entender as relações de alturas do projeto.
Nesse momento é importante alinhar detalhes construtivos com o cliente, se possível ir até o local e ver se as medidas estão compatíveis com o esperado e se há algum ajuste final a ser feito, já que, a próxima etapa será a finalização do projeto.
6. Projeto Legal
Projeto legal, nesse momento são finalizados todos os desenhos que o profissional se propôs a executar. Assim, são entregues aos clientes e levados a obra ou encaminhados para os próximos profissionais responsáveis pelo projeto.
Nessa etapa é fundamental contar com o máximo de detalhamento de materiais, de medidas e de layout, possíveis. Com um bom detalhamento de projeto as etapas seguintes podem ser realizadas de forma mais fluida.
Dentre as plantas que podem estar integradas a essa etapa estão: planta de Implantação, planta de forro, planta de piso, planta de situação, planta de cobertura, planta baixa cotada, planta de reforma (se necessário), cortes, fachadas, detalhamentos, além de uma maquete eletrônica com uma visualização realista do projeto. Essas são sugestões de entregas e podem ser adaptadas de acordo com as diretrizes e demandas do escritório.
Organização de demandas
Muitos arquitetos trabalham de forma independente ou com uma pequena equipe. Por isso, a organização das demandas se torna uma forma de delimitar os limites de trabalho para não sobrecarregar o profissional e atender a quantidade mais adequada de projetos.
A quantidade de demandas possíveis de trabalhar pode ser avaliada de acordo com o tipo de projeto solicitado e o quão detalhado ele precisa ser.
Cuidados para obter os melhores resultados
A experiência é uma das grandes aliadas dos arquitetos, com o tempo é possível analisar qual o melhor prazo para cada etapa e como eles devem variar de acordo com a demanda.
Para uma finalização tranquila do projeto é preciso uma boa comunicação com o cliente e estar sempre atento também até que ponto ele deve interferir, para que o profissional não fique paralisado em alterações e o projeto possa sempre estar andando em sentido a finalização.
Ser cuidadoso nas apresentações para o cliente, levando um projeto com alto nível de detalhamento e especificações, é possível elaborar um projeto que agrade e fidelize esse cliente.
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