Confira as 6 etapas de um projeto de arquitetura

20 de junho de 2024
Biancogres
Voltar para o blog

A organização para entrega de projetos otimiza e reduz imprevistos no ramo da arquitetura. Entenda qual a melhor forma de organizar as etapas de entregas do seu projeto. 

Os projetos arquitetônicos, de design interiores e de reformas são os principais modelos de serviços executados pelos profissionais da arquitetura. 

Para que seja possível entregar uma apresentação de qualidade para os clientes é preciso organização e uma boa dinâmica de trabalho. 

Por isso, é fundamental que o arquiteto tenha previamente estabelecido as etapas do projeto. Essas etapas dirão o que será entregue, em quanto tempo e em quais momentos serão realizadas reuniões com o contratante, além de detalhes referentes a imprevistos e número de intervenções no projeto. 

A implementação dessas etapas pode variar de acordo com o tamanho e as especificações das demandas, mas é fundamental compreender cada uma delas para a elaboração de um cronograma de trabalho bem estabelecido e prático. 

A seguir, apresentamos as principais etapas de projetos, o que é possível incorporar em cada uma delas e como elas podem auxiliar a diminuir imprevistos na obra. Acompanhe!

 

Etapas para concepção de projetos de arquitetura 

Para a execução de projetos da forma mais organizada é fundamental preestabelecer quais etapas farão parte do projeto. Elas servem para definir o que terá pronto no final de cada fase, para que possa ser apresentado ao cliente e, assim, determinar o que será modificado ou não, para dar andamento às novas etapas.

A seguir, apresentamos as principais etapas do projeto arquitetônico. Confira!

1. Levantamento 

Para iniciar um projeto, em primeiro momento é preciso ter em mãos o levantamento da residência ou cômodo que passará pelo processo de transformação. Em caso de projetos iniciados do zero é preciso contar com o levantamento topográfico do terreno, principalmente, se tratando de locais com muito aclive ou declive. 

O ideal para a realização do levantamento é contar com um checklist para consultar enquanto é realizada a medição, já que, qualquer medida que deixar de ser tomada despender uma nova visita ao local. 

É no momento do levantamento que é realizada a medição dos perímetros do ambiente e das alturas de pé direito, peitoris de janelas, bancadas e esquadrias. Além das medições é necessário levantamento de pontos elétricos, hidráulicos, de gás ou saídas de ventilação. 

Também é indispensável fazer a análise do método construtivo e materiais de acabamento que foram usados no ambiente. Outro detalhe importante é a aferição do norte, para fazer a análise da orientação solar, fundamental na concepção de qualquer tipo de projeto. 

2. Briefing

Com a etapa de levantamento finalizada é preciso alinhar as intenções de projeto com seu cliente. O briefing é uma fase muito importante e prazerosa do projeto. Nesse momento conhecemos melhor quais os gostos, preferências e prioridades do cliente, para ter como base da execução do projeto. 

Muitos arquitetos optam por criar formulários online para que o cliente consiga realizar essa etapa no seu tempo, o que é vantajoso, já que assim, podem fazer escolhas com mais calma e sinceridade para um bom alinhamento do projeto. 

A dica para a produção desse formulário é usar muito o apoio de imagens de referências projetuais, de cores que podem ser usadas, decoração e todos os itens que puder ilustrar. Além disso, é importante compreender o dia a dia do seu cliente, quantas pessoas frequentam aquele local, quais usos terão cada ambiente, dentre outros detalhes que fazem assimilar as dinâmicas que aconteceram naquele local e qual a personalidade de quem o frequentará. 

3. Estudo de viabilidade 

Com o levantamento em mãos e realizada a análise das demandas do cliente é preciso fazer uma previsão para saber se o espaço atenderá todas as demandas de forma confortável.

Muitas pessoas ao contratar um arquiteto ficam animadas e acabam acreditando que é possível fazer mais do que o ambiente tem condições de receber. Por isso, logo nas etapas iniciais é preciso alinhar com o cliente o que será ou não viável, levando em consideração áreas construídas, orçamento disponível e leis construtivas da sua cidade. 

A partir dessa análise, é possível evitar que o cliente crie expectativas que mais a frente seriam quebradas e alinhar as questões estéticas do projeto com orçamento, encontrando um equilíbrio para que ele atenda da melhor forma possível e de maneira mais completa as solicitações postas no briefing.

4. Estudo preliminar

O estudo preliminar é a etapa em que o projeto começa a criar forma. Nesse momento já é possível um estudo de volumetria, em caso de projetos arquitetônicos e um estudo de layout em caso de reformas e interiores. Nessa etapa já deve ser proposta e pré-estabelecida, também, o estilo e a paleta de cores do projeto

Para mostrar as pretensões estéticas do projeto, os moodboards podem auxiliar, pois, juntam em apenas uma imagem as texturas, cores e principais objetos escolhidos para o local. Nesse momento e em todo o projeto é imprescindível a busca por formas de potencializar as demandas do briefing, para que as prioridades do cliente sejam valorizadas. 

Para a apresentação dessa etapa de projeto para o contratante é importante contar já com uma planta baixa e, se possível, com a volumetria representada em maquete eletrônica. Por meio dessas representações é possível visualizar a proposta de projeto e receber um feedback para saber se está dentro das suas expectativas. 

5. Anteprojetos 

 

Após a aprovação ou as alterações solicitadas pelo cliente na etapa de estudo preliminar é importante realizar o andamento das questões técnicas do projeto. De acordo com o tamanho e o nível de especificações necessário nos desenhos, essa etapa pode ter subdivisões, estabelecendo, por exemplo: anteprojeto 1 e anteprojeto 2.

Nessa etapa é importante o andamento da aplicação das texturas, revestimento e, se for o caso, paisagismo do projeto.

O andamento da parte técnica aqui se faz fundamental, geralmente, realizados em softwares de arquitetura, devem ser executadas as plantas de layout, planta baixa com cota e é importante que sejam produzidos cortes do desenho, para entender as relações de alturas do projeto.

Nesse momento é importante alinhar detalhes construtivos com o cliente, se possível ir até o local e ver se as medidas estão compatíveis com o esperado e se há algum ajuste final a ser feito, já que, a próxima etapa será a finalização do projeto.

6. Projeto Legal

Projeto legal, nesse momento são finalizados todos os desenhos que o profissional se propôs a executar. Assim, são entregues aos clientes e levados a obra ou encaminhados para os próximos profissionais responsáveis pelo projeto. 

Nessa etapa é fundamental contar com o máximo de detalhamento de materiais, de medidas e de layout, possíveis. Com um bom detalhamento de projeto as etapas seguintes podem ser realizadas de forma mais fluida.

Dentre as plantas que podem estar integradas a essa etapa estão: planta de Implantação, planta de forro, planta de piso, planta de situação, planta de cobertura, planta baixa cotada, planta de reforma (se necessário), cortes, fachadas, detalhamentos, além de uma maquete eletrônica com uma visualização realista do projeto. Essas são sugestões de entregas e podem ser adaptadas de acordo com as diretrizes e demandas do escritório

Organização de demandas 

Muitos arquitetos trabalham de forma independente ou com uma pequena equipe. Por isso, a organização das demandas se torna uma forma de delimitar os limites de trabalho para não sobrecarregar o profissional e atender a quantidade mais adequada de projetos. 

A quantidade de demandas possíveis de trabalhar pode ser avaliada de acordo com o tipo de projeto solicitado e o quão detalhado ele precisa ser.

Cuidados para obter os melhores resultados 

A experiência é uma das grandes aliadas dos arquitetos, com o tempo é possível analisar qual o melhor prazo para cada etapa e como eles devem variar de acordo com a demanda. 

Para uma finalização tranquila do projeto é preciso uma boa comunicação com o cliente e estar sempre atento também até que ponto ele deve interferir, para que o profissional não fique paralisado em alterações e o projeto possa sempre estar andando em sentido a finalização. 

Ser cuidadoso nas apresentações para o cliente, levando um projeto com alto nível de detalhamento e especificações, é possível elaborar um projeto que agrade e fidelize esse cliente.

Para conhecer e ter acesso a mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre tendências, lançamentos e novidades da Biancogres.

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter Campos com * são de preenchimento obrigatório.

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...